Governo do Amapá homenageia artesãos profissionais e mestres da terceira idade em Macapá
Cerimônia realizada nesta terça-feira, 29, celebrou o trabalho dos artistas ao som de Marabaixo e música ao vivo na Casa do Artesão, na orla da capital.
Certificados foram entregues para 73 artesãos de Macapá, Santana e MazagãoO Governo do Estado entregou nesta terça-feira, 29, certificados de Destaque Cultural e Mérito Cultural a 73 artesãos profissionais, mestres artesãos e trabalhador manual com mais de 60 anos. A homenagem busca reconhecer em vida o trabalho desenvolvido na transmissão de saberes e fazeres culturais e no fortalecimento do artesanato e da cultura popular no Amapá.
A iniciativa foi promovida pelo Conselho Estadual de Política Cultural, com o apoio das Secretarias de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e da Cultura (Secult). Foram certificados artesãos de Macapá, Santana e Mazagão, com média de quatro décadas de profissão.
Rosinete Ana da Costa exibe o certificado com orgulho Uma das homenageadas foi a artesã Rosinete Ana da Costa. Aos 61 anos, 40 dedicados ao artesanato, ela recebeu com muito orgulho a homenagem. A artesã trabalha atualmente com a produção de bonecas de Marabaixo com o uso de materiais recicláveis e fibras.
“É motivo de muita alegria e gratidão ver o meu trabalho reconhecido. De parabéns o Governo do Estado e todas as pessoas envolvidas no evento”, pontuou a artesã.
A mestra artesã, Rosângela Nascimento Costa, do Quilombo de Artes Tapuia, no bairro do Coração, em Macapá, também foi homenageada e destacou o significado do momento.
“Tenho 63 anos de vida. Aprendi a trabalhar com artesanato desde os meus 7 anos. É uma longa trajetória e todo esse conhecimento eu compartilho com outras mulheres para que possam mudar de vida, ter uma renda. Ter esse reconhecimento tem um significado muito especial. É a coroação de toda uma dedicação ao artesanato”, destacou Rosângela.
Busca ativa
A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e o Conselho Estadual de Política Cultural irão iniciar uma busca ativa nos municípios para identificar artesãos com carteira nacional vencida e atualizar, além de cadastrar novos artesãos para a emissão do documento, junto ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).
Rosângela Nascimento, mestra artesã, foi uma das homenageadas pelo Governo do Amapá
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!