Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO HUMANITÁRIA

Mais de 2 mil pessoas são assistidas em ação emergencial do Governo do Amapá no distrito do Bailique, em Macapá

Moradores de 40 comunidades ribeirinhas foram beneficiados com as medidas imediatas para amenizar impactos da forte estiagem e o fenômeno de água salgada.

Por Alexandra Flexa
05/11/2024 10h30

Ação buscou minimizar os impactos da forte estiagem na região do arquipélago do Bailique, em MacapáO Governo do Estado concluiu nesta segunda-feira, 4, a ação emergencial que atendeu cerca de 2 mil pessoas no distrito do Bailique, em Macapá. O trabalho realizado por uma força-tarefa é uma das medidas imediatas adotadas após o governador do Amapá, Clécio Luís, decretar situação de emergência em todo o estado devido a forte estiagem e do fenômeno de água salgada.

A ação emergencial distribuiu 120 mil litros de água potável beneficiando 22 localidades e 250 kits de alimentação, 250 garrafões de água mineral de 20 litros para as famílias de 28 comunidades previamente mapeadas no Norte do distrito. Ao todo, 40 comunidades foram alcançadas pela ação.

Benedita dos Santos, moradora do Igarapé Baiano"Enfrentamos muitas dificuldades e são ações como esta que nos amparam, recebi atendimento médico, remédios e só tenho a agradecer pela atenção do governador por ter nos assistido", declarou a aposentada Benedita dos Santos, da comunidade do Igarapé Baiano.

As entregas dos mantimentos foi coordenada pelas Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e Mobilizaçãp Popular (Semop) na comunidade do Arraiol. A distribuição de água potável foi organizada pelos profissionais da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e militares da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros.

"É com imenso prazer que a gente agradece ao Governo do Estado que não tem medido esforços para nos ajudar. Temos muitas famílias carentes em comunidades distantes que estão sendo atendidas. A gente só tem a agradecer", celebrou o representante da comunidade Maranata, Antônio Sérgio.

Representante da comunidade Vila Maranata, Antônio SérgioA Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ofertou consulta médica com clínico geral, pesagem, aferição de pressão, teste de glicemia e distribuição de medicamentos para os pacientes. Foram realizados 497 atendimentos, dentre eles os mais frequentes foram casos de gastrologia, náuseas, problemas respiratórios, além de hipertensão e doenças dermatológicas.

"A ação foi muito positiva no sentido de ter alcançado muitas pessoas com atendimento de saúde humanizado. Fizemos o acolhimento de crianças, adultos e idosos com atendimentos, medicação e encaminhamentos", informou o médico clínico geral, Danillo Buzzo.

Médico Danilo Buzzo atendeu a população do Bailique

Diagnóstico

Para verificar a situação da saúde da população, uma equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), percorreu residências e realizou busca ativa para fazer um levantamento de informações sobre o impacto que a estiagem e os impactos que o assoreamento está causando na saúde da população do arquipélago do Bailique. 

"O diagnóstico situacional apontou que a saúde dos moradores locais está afetada com problemas de doenças ocasionadas pelos impactos ambientais, salinização da água e poluição do ar ocasionada pela fumaça de queimadas", informou chefe da Unidade de Controle de Risco Ambiental da SVS, Jester Costa.

A ação emergencial distribuiu 120 mil litros de água potável beneficiando 22 localidadesPara o morador da comunidade Equador, José Roberto Maciel, que vive da pesca e agricultura, a estiagem isolou o local onde ele reside, pois o assoreamento do rio impossibilita o tráfego fluvial.

"A forte estiagem nos prejudicou muito esse ano, o rio que dá acesso à comunidade por onde passa o escoamento da nossa produção de peixe, carne e frutas está seco. É uma situação difícil porque o prejuízo nos tira o sustento. Então, a chegada do apoio do Governo do Amapá com a alimentação e água mineral é muito bem-vindo", declarou o pescador.

Morador da comunidade do Equador José Roberto MacielEsta é a segunda ação humanitária realizada este ano no Bailique. Desde janeiro, o Governo do Estado vem trabalhando para atender a região com a entrega de 2.443 mil kits de alimentos e 2,1 mil garrafões de água mineral para as famílias atingidas pela salinização. 

Em outubro, decretos dos governos Federal e Estadual, reconheceram a emergência para os impactos causados pelas altas temperaturas e estiagem nos municípios. As medidas visam conter os impactos das queimadas e da redução dos níveis de água em reservatórios, rios e aquíferos, que geram prejuízos em atividades econômicas essenciais e na qualidade de vida da população.

Esta é a segunda ação humanitária realizada este ano no Bailique. Famílias são atendidas com água, kits de alimentos e saúde

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!