Governo do Estado e Amapatec realizam primeira edição do programa Amapá Startup, em Mazagão
Ação teve como objetivo incentivar estudantes e promover debates sobre inovação, tecnologia e bioeconomia.
Comunidade do Carvão, em Mazagão, recebe programação sobre inovação, tecnologia e bioeconomiaNos dias 14 a 15 de novembro, o Governo do Estado e a Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec) realizaram a primeira edição do programa "Amapá Startup" na Escola Família Agroextrativista do Carvão, no município de Mazagão. A iniciativa teve como principal objetivo promover debates sobre inovação, tecnologia e bioeconomia, com a comunidade local.
Com painéis, palestras, dinâmicas para desenvolvimento de ideias, desafios de inovação, networking e mentorias, voltados a ideação e curiosidades, visando o surgimento de novas startups, o Amapá Startup foi inserido dentro da programação da 2ª Semana Tomé Belo, que é uma homenagem a Tomé de Souza Belo, que foi um dos principais defensores da oferta de uma educação de qualidade em regiões como a Comunidade do Carvão.
“O programa foi planejado para incentivar o espírito empreendedor e despertar o interesse em inovação tecnológica e sustentabilidade, fortalecendo os talentos locais e transformando ideias em startups de impacto para a Amazônia”, disse a CEO da Amapatec, Erika Bezerra.
CEO da Amapatec, Erika Bezerra, espera despertar nos estudantes a busca por inovação
Para a estudante Alessandra Calazans, de 18 anos, conhecer mais sobre o ecossistema de inovação, tecnologia e bioeconomia, trouxe uma nova visão sobre oportunidades de negócios que podem ser criadas dentro da própria comunidade.
“Trocar conhecimento é muito importante, principalmente, para comunidades como a nossa, que tem como base o agroextrativismo e, por isso, é sempre bom saber as novidades e possibilidades que podem ser desenvolvidas por nós mesmos, a partir das nossas ideias”, disse a jovem.
Estudante Alessandra Calazans, de 18 anos, destacou a importância de novos conhecimentos durante o programa
De acordo com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que também coordena o Amapá Startup, despertar o interesse das pessoas para criar ideias inovadoras é o principal resultado que se espera do programa.
“O foco do governo é promover desafios de inovação e mentorias, que estimulem o surgimento de novas ideias, que possam impulsionar um produto ou um novo serviço a partir dos ativos ambientais da Amazônia. A escola da Comunidade do Carvão foi incluída no projeto, pela relevância de suas ações educacionais e que de lá podem surgir projetos inovadores para o desenvolvimento do Amapá”, destacou o secretário da Setec, Edivan Andrade.
Alunos durante a sessão de astronomia
Durante o evento, também foram ofertadas sessões do projeto “Astronomia no Meio do Mundo”, para os estudantes e moradores da região.
Após Mazagão, o Amapá Startup irá passar pelos municípios de Porto Grande, Laranjal do Jari, Amapá e Santana. Além da Setec e Amapatec, a ação conta com o apoio da comunidade Tucuju Valley, Banco de Incentivos da Amazônia, Instituto Federal do Amapá (Ifap), Sebrae e da deputada estadual Dayse Marques.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!