Uso sustentável da água e prevenção de doenças são temas de ação da Caesa no distrito de Anauerapucu, em Santana
Iniciativa buscou informar a comunidade sobre saneamento ambiental e o uso adequado do recurso natural.
Comunidade recebeu orientações sobre as fases de tratamento da água e o seu uso sustentávelA Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) promoveu, na quinta-feira, 21, uma ação socioeducativa sobre o uso sustentável e prevenção de doenças de veiculação hídrica na Escola Municipal Raimundo Monteiro Baia, com a comunidade escolar do distrito de Anauerapucu, em Santana.
A iniciativa ocorreu após a instalação do sistema hídrico provisório no distrito, que beneficia mais de 1,5 mil famílias. O encontro buscou sensibilizar os moradores sobre o consumo consciente e orientou sobre o processo de tratamento da água, bem como os tipos de produtos químicos utilizados.
“Após a instalação do sistema, viemos até Anauerapucu para realizar uma palestra com o objetivo de conscientizar os moradores sobre o uso consciente da água, para que todos possam usufruir deste serviço, especialmente durante o período de seca”, comentou Claudinaldo Ferreira, gerente de Controle de Qualidade da Água.
Claudinaldo Ferreira, gerente de Controle de Qualidade da Água A medida emergencial, iniciada em novembro pela Caesa, foi necessária devido aos impactos da forte estiagem na região, que secou os dois principais poços utilizados. Com a captação direta do rio, a água passa por um processo de tratamento, que inclui a aplicação de produtos químicos, decantação e purificação, antes de ser encaminhada para a rede de distribuição local.
“Agradecemos ao Governo do Estado que trouxe água para o distrito de Anauerapucu. Mesmo sendo um sistema provisório, já faz uma grande diferença, pois antes não tínhamos água suficiente para todos. Além disso, nossos poços não recebiam tratamento adequado, e hoje contamos com água tratada”, destacou o morador Raimundo Nascimento.
Comunidade escolar do distrito de Anauerapucu, em SantanaA implantação de uma nova estrutura para captação e tratamento de água em Anauerapucu já está no planejamento do Governo do Estado. O projeto prevê um sistema hídrico com capacidade para armazenar 30 mil litros de água, para atender toda a comunidade que tem crescido nos últimos anos.
"Este novo sistema garantirá que a comunidade não sofra mais com a falta de água durante o próximo período de estiagem", reforçou Jorge Amanajás, diretor-presidente da Caesa.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!