Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Reunião transfronteiriça debate mais de 35 temas de cooperação bilateral

Durante dois dias, governo francês e brasileiro reforçaram a atratividade entre os dois países

Por Redação
08/12/2016 02h53

Ligações internacionais, segurança e defesa, desenvolvimento do comércio foram alguns temas debatidos

Durante dois dias, mais de 35 temas de cooperação bilateral entre o Brasil e a Guiana Francesa foram debatidos na X Reunião de Comissão Mista Transfronteiriça (CMT). 

O encontro, realizado esse ano em Caiena, capital da Guiana, reuniu nos dias 6 e 7 de dezembro, uma comitiva do Estado do Amapá, liderada pelo governador Waldez Góes, para uma ampla mesa de interlocução com o governo francês, reforçando a atratividade entre os dois países. 

Ligações internacionais, segurança e defesa, desenvolvimento do comércio e atrativos regionais, desenvolvimento humano e de qualidade de vida foram os eixos explorados nessa edição da CMT. 

A pauta principal da Comissão Mista de 2016 foi à abertura da ponte sobre o Rio Oiapoque. Os governos francês e brasileiro estabeleceram que a ponte será aberta, provisoriamente, em janeiro de 2017, limitada a carros de passeio e à população da região de fronteira compreendida entre o município de Oiapoque, no lado brasileiro, e a cidade de St. Georges de l’Oyapock, na Guiana. 

Negociações sobre visto e seguro para a circulação de pessoas e mercadorias foram debatidas e serão estendidas em 2017. “Compreendemos a complexidade de um tema como esse, que perpassa sobre o fluxo em território ultramar de um país da Europa, que tem regras diferentes das nossas. O que eu coloco como conforto é que esses países, foram capazes de construir um acordo para integração física. Todas as demais questões que desafiam a todos nós na solução, em seu devido tempo, serão resolvidas”, afirma o governador do Amapá, Waldez Góes. 

A agenda da CMT foi tratada e cumprida rigorosamente a cada ponto. Nenhum tema ficou sem encaminhamento, alguns com soluções, a exemplo da ponte, outros consolidados através de termos de cooperação assinados pelas instituições. Outras temáticas ainda serão levadas para encontros menores de cooperação, que ocorrerão no intervalo até o encontro de 2017. 

“Pela própria natureza da cooperação transfronteiriça, a agenda é muito extensa, temos um numero vastos de temas de interesse da região, que envolve muitos atores federais,  regionais e que exige muito esforço de todos eles. Mas sou entusiasta dessa cooperação. Um simbolismo da decisão politica e dos povos, de construir essa importante relação”, reforça Góes.

Para o prefét da Guiana Francesa, Martin Jaeger, a CMT possibilita colocar na mesma mesa de discussões, franceses e brasileiros para tratados e cooperações, tomando decisões importantes como abertura provisória da ponte, além de questões de segurança e atratividade regional. “Essa cooperação é feita para que nossas populações possam viver melhor. Dois países que se unem pelo interesse de seus povos”, ressaltou Jaeger. 

O diretor do Departamento de Europa do Itamaraty, o ministro Carlos Perez, afirma que a representatividade da delegação brasileira na X CMT simboliza a importância que o Brasil atribui na integração com a França, nas mais variadas vertentes. 

Por outro lado, a variedade de temas tratados impõem a todos, desafios de uma agenda complexa e abrangente que, em mais um ano, foi superada. “A reunião da CMT é ocasião para reafirmar a vocação do Amapá e da Guiana em trabalhar conjuntamente para construir um futuro de prosperidade comum, inspirados pelo marco de amizade que une nossos povos e pelo fortalecimento das relações entre Brasil e França”, disse Perez. 

Além das lideranças políticas e técnicas do Governo do Estado do Amapá e da Guiana, diversos órgãos federais de pesquisa, universidades, iniciativa privada e sociedade civil participaram desses dois dias de encontro. 

A comitiva amapaense contou com representantes das secretarias de Estado da Educação, Saúde, Meio Ambiente, Turismo, Cidades, Corpo de Bombeiros, Agência de Desenvolvimento do Amapá, Instituto Estadual de Floresta, Procuradoria-Geral do Estado do Amapá, Universidade Estadual do Amapá, Federação do Comércio do Estado do Amapá (Fecomércio), Sebrae/Amapá e Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!