Amapá mais Produtivo: Governo do Estado atende produtores com materiais para manejo de açaizais no Bailique, em Macapá
Também serão beneficiados cerca de 50 produtores das comunidades de Jangada, Buritizal e Vila Progresso.
Na comunidade do Franco, foram atendidas 15 famílias produtoras que farão o manejo de 15 hectares de açaizais nativosO Governo do Estado entregou materiais para arranjo de manejo de açaizais pelo programa Amapá mais Produtivo, na comunidade de Franco Grande, no arquipélago do Bailique, em Macapá. A iniciativa que estimula o desenvolvimento econômico ocorreu na segunda-feira, 2, atendendo 15 famílias produtoras rurais. Na região, um total de 50 famílias serão atendidas pelo programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Nas localidades envolvidas pelo Amapá mais Produtivo, os beneficiados irão manejar 50 hectares de açaizais nativos para estimular o extrativismo vegetal, oportunizando a introdução de técnicas de manejo sustentável para melhorar a qualidade de vida dos ribeirinhos.
“Queremos alavancar a agricultura familiar em todo o estado e levando em consideração as potencialidades de cada local. O Bailique é muito forte na produção de açaí, por isso, vamos fomentar os produtores com equipamentos para limpeza dos açaizais, e até mesmo no deslocamento da produção”, informou o secretário da SDR, Rafael Martins.
Para o escoamento da produção, foram repassados canoas com motores rabeta
Cada produtor da comunidade recebeu materiais para realizar o serviço de limpeza no açaizal, um sistema fotovoltaico e motor rabeta com embarcação para escoamento da produção.
Famílias receberam sistema de energia fotovoltaico“Receber todos esses equipamentos para o nosso trabalho é uma verdadeira conquista. Agora, nosso papel será o trabalho para melhorar o sustento da família pela renda ótima na safra”, destacou a beneficiária e produtora familiar, Adenilma Pires.
No Bailique, ainda serão atendidas famílias produtoras das comunidades de Buritizal, Jangada e Vila Progresso. Além disso, foram atendidos produtores de Cupixi, em Porto Grande, e dentro da programação da SDR, haverá ainda entrega em diversos municípios durante o mês de dezembro.
Manejo de açaizais nativos
O fomento direto será de cerca de R$ 4 milhões e consiste na aquisição de equipamentos de segurança e de limpeza de um hectare, além de uma canoa com motor rabeta e um sistema fotovoltaico. Os investimentos beneficiarão, com um valor de mais de R$ 35 mil, cada produtor que trabalha com manejo de açaizais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!