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Ueap debate práticas pedagógicas sobre a educação básica e o ensino superior na Amazônia

O 1º Simpósio de Pedagogia contou com debates, oficinas e apresentações de pesquisas de alunos sobre a área.

Por Luan Rodrigues
06/12/2024 16h57

O Simpósio de Pedagogia da Ueap focou nas discussões sobre os desafios enfrentados pelos educadores no AmapáO Simpósio de Pedagogia da Ueap focou nas discussões sobre os desafios enfrentados pelos educadores no AmapáA Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realizou nos dias 5 e 6 de dezembro, o 1º Simpósio de Pedagogia (Simped), em Macapá. O evento, com tema "As Pedagogias no Contexto Amazônico na Educação Básica e Superior", visa criar um espaço de diálogo e trocar experiências sobre práticas pedagógicas no contexto da Amazônia. 

No primeiro dia, a programação contou com mesas redondas e oficinas voltadas à temática. O simpósio foi aberto com uma mesa redonda com a presença de docentes de outras instituições para discutir o uso da Base Nacional Comum Curricular, dentro das várias especificidades que a região amazônica apresenta.

“O objetivo é trazer as vozes plurais das pedagogias, porque compreendemos que as práticas são múltiplas, diferentes e que elas precisam ser discutidas e consideradas. Dentro de todo esse evento, temos um espaço para falar da educação de jovens e adultos, da quilombola, indígena e outras modalidades que acontecem e são promovidas pelo saber fazer das pedagogias em todo o estado”, pontuou a coordenadora do evento, a professora Annebelle Magalhães.

Foram discutidas, ainda, as realidades em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas e suas diferentes formas de organização, e como isso afeta a prática do ensino. Os debates contribuem não só para formação dos alunos, mas acima de tudo para a sociedade amapaense e o estado na totalidade, segundo a docente do Instituto Federal do Amapá (Ifap), professora Darlene Minervino.

“É um evento que se soma a uma discussão ao nível nacional, quando a gente pensa que falar de diversidade, pluralidade, formação e pedagogia, é falar de tudo aquilo que envolve o desenvolvimento do ser humano no seu contexto integral”, ressaltou Darlene.

O evento também proporcionou aos alunos de pedagogia da universidade espaços para aprender metodologias pedagógicas e também apresentar pesquisas relacionadas à temática geral do evento.

Hadja CavalcanteHadja CavalcanteComo foi o caso da estudante Hadja Cavalcante, que participou da oficina sobre “Planejamento Educacional Inclusivo para a Educação de Jovens e Adultos”. Para ela foi uma ótima oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos dentro da sua área de atuação.

“O Simped traz um arcabouço muito grande para nós estudantes, principalmente para o nosso currículo profissional de experiência. Vimos relatos e experiências de outros profissionais. Já nas oficinas, temos a oportunidade de aprender a utilizar materiais e metodologias específicas”, relatou a discente.

O evento encerrou com a apresentação de resumos expandidos de trabalhos aprovados pela comissão do simpósio. A aluna Tauany Silva foi uma das estudantes que enviou sua pesquisa e que tem como foco a relação da religião protestante com a construção de uma educação democrática na região.

“No meu trabalho procuro desmistificar a questão da ciência e religião, e também foco em outra vertente da religião, menos estigmatizada, que é a versão original do protestantismo, uma versão democrática, uma versão que realmente o amor, a igualdade e a sororidade e como ela contribuiu e contribui com a educação”, explicou a estudante.

Tauany SilvaTauany Silva

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ÁREA: Educação