Governo do Amapá segue recomendação do Ministério da Saúde e adota nova estratégia de vacinação contra Covid-19
Entre as novidades está a inclusão do imunizante no Calendário Nacional de Vacinação de crianças de seis meses até 5 anos, e doses a cada seis meses para idosos.
Idosos com 60 anos ou mais, passam a receber uma dose a cada seis meses, da vacina contra a Covid-19 O Governo do Amapá, passou a adotar, a nova estratégia para a vacinação contra a Covid-19, que visa priorizar a imunização das pessoas mais suscetíveis a casos graves e mortes pela doença. A medida, segue recomendações do Ministério da Saúde (MS), que divulgou nota técnica com a nova atualização da estratégia de vacinação.
Com a mudança, a vacina passa a ser incluída na rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) ofertando para grávidas, uma dose a cada gestação, e pessoas com 60 anos ou mais, uma dose a cada seis meses, independentemente do número de doses prévias recebidas. O imunizante também passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses ate cinco anos.
Crianças de seis meses até cinco anos devem se imunizar conforme o calendário Nacional de Vacinação
A Superintendência de Vigilância e Saúde do Amapá (SVS) é o órgão responsável pelo recebimento e armazenamento dos lotes e prevê a distribuição para todos os municípios de acordo com agendamento na Central de Imunização do estado.
“É importante que todos fiquem atentos às mudanças nas recomendações de vacinação, especialmente em relação à Covid-19, que apresenta alterações na faixa etária, grupos e quantidade de doses. As vacinas estão disponíveis em todos as salas dos municípios", explicou o superintendente da SVS, Cassio Peterka.
Os demais grupos prioritários serão considerados grupos especiais, e a imunização será realizada periodicamente em qualquer sala de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As vacinas disponíveis são Moderna (crianças e adultos), Pfizer (baby, pediátrica) e Serum (12 anos ou mais).
Veja quais são os grupos para a vacinação especial:
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência;
- Pessoas imunocomprometidas;
- Indígenas vivendo em terra indígena;
- Indígenas vivendo fora da terra indígena;
- Ribeirinhos;
- Quilombolas;
- Puérperas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas privadas de liberdade;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Pessoas em situação de rua.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!