Governo do Amapá realiza encontro com representantes quilombolas para fortalecer rede de fomento cultural, em Laranjal do Jari
Jornada de plenárias busca fortalecer agenda do setor nos 16 municípios, e segue até o dia 8 de fevereiro.

O Governo do Amapá segue com a jornada de plenárias pelos 16 municípios. A ação, que chegou no sábado, 18, até a comunidade quilombola São José, que fica 32 quilômetros da sede do município de Laranjal do Jari, busca fortalecer a cultura em um sistema de redes, além de promover mecanismos de fomento.
As visitas são coordenadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Política Cultural. A expectativa dos participantes indígenas e quilombolas é a aproximação com envolvidos na distribuição de fomento, fortalecendo a agenda dos povos originários.

Conforme o coordenador de Desenvolvimento Cultural da Secult, Paulo Rocha, o intuito da visita foi de facilitar e garantir a participação das comunidades mais distantes nas plenárias que acontecem nas sedes dos municípios.

“Precisamos buscar esses fazedores de cultura nos lugares mais distantes, pois é uma forma de garantirmos a participação de todos nessas escutas populares e ouvirmos as dificuldades e sugestões. Daqui, também vamos levar o nome do delegado que irá representá-los na 1ª Conferência Setorial do Amapá”, explicou Rocha.
A artesã Antônia da Silva, 64 anos, foi eleita a única delegada que representará a comunidade São José na plenária estadual, e exaltou os saberes, a cultura e o conhecimento das comunidades tradicionais.
“Vejo com muita grandeza esse encontro, pois é uma forma de valorizar a nossa cultura e dos nossos antepassados. Estávamos aguardando ansiosos por mais esse momento de valorização. Nossa cultura é rica e temos orgulho de manter viva na memória de nossos filhos e netos”, declarou emocionada a artesã.

A jornada de plenárias será encerrada no dia 8 de fevereiro, e dia 21 e 22 está prevista para acontecer, no Teatro Municipal de Santana Silvio Romero, a 1ª Conferência Setorial de Cultura do Amapá, para concluir o Plano Estadual de Cultura.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!