‘Festa bonita, com alegria, que resgata a nossa tradição’, celebra governador Clécio Luís na primeira noite de Carnaval do Povo
Com Banda Placa e Elba Ramalho, programação gratuita na Praça da Bandeira integra os eventos apoiados pelo Governo do Estado.

Neste domingo, 9, na abertura do “Carnaval do Povo 2025”, a banda Placa recebeu a cantora Elba Ramalho, na Praça da Bandeira, no Centro de Macapá. A festa gratuita, que conta com apoio do Governo do Estado, resgata o Carnaval tradicional, a cultura popular e fomenta a economia.
“Há 41 anos, a Banda Placa fundava o Carnaval do Povo, uma festa épica e histórica, festa da família, e na primeira noite da edição deste ano com Elba Ramalho. Nós estamos fazendo um carnaval bonito, com alegria, que resgata a nossa tradição, nossa história, que atrai turistas, mas que também promove alegria, paz e que movimenta a economia”, comentou o governador.

Com repertório diverso, de sucessos de Carnaval que atravessam gerações, o Carnaval do Povo é mais uma oportunidade dos foliões curtirem uma programação pré-carnavalesca gratuita.
“Tive aqui o melhor almoço da minha vida hoje aqui. A culinária dessa região é extraordinária. Obrigada a vocês que me receberam com muito carinho. Viva o Carnaval da Amazônia”, disse Elba Ramalho durante o show.

Também se apresentaram na abertura a banda Chocolate com Pipoca e DJ Ailson Lopes. A temporada do Carnaval do Povo 2025 ocorre durante quatro domingos, com diversos convidados e acessibilidade para todas as idades.

Tradição carnavalesca
O Carnaval do Povo é uma realização da Associação de Produção Cultural, Artística, Musical, Educacional, Desportiva, Recreativa e de Promoção e Proteção Social do Amapá (Musart), com apoio do Governo do Estado e dos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre. Toda a programação contará com a presença de agentes de segurança para garantir o bem-estar da população.
Como uma alternativa popular aos bailes e blocos pagos, o Carnaval do Povo surgiu em 1984 na capital, idealizado pelos irmãos Carlitão e Álvaro Gomes. Até 1995, o evento teve como palco a Praça da Bandeira. Porém, a festa, que chegou a ser itinerante, foi paralisada poucos anos depois.
A convite do Governo do Estado, a programação foi retomada em 2024 como parte das celebrações do “Amapá 80 anos”, e representa um resgate histórico das tradições de carnaval, além de possibilitar o contato de novas gerações com a alegria da Banda Placa.
Ver esta publicação no Instagram
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!