Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORTALECIMENTO TURÍSTICO

Amapá ganha destaque no setor turístico com inclusão de Tartarugalzinho no Mapa do Turismo Brasileiro

Nova atualização da ferramenta de regionalização turística incluiu, ainda, as regiões dos Lagos e Pororocas.

Por Mikhael Santos
11/02/2025 08h00
Tartarugalzinho foi incluído na nova atualização do mapa nacional. Amapá já possui seis municípios presentes no material
Tartarugalzinho foi incluído na nova atualização do mapa nacional. Amapá já possui seis municípios presentes no material
Foto: Aog Rocha/GEA

O Amapá continua a expandir sua presença no setor turístico nacional e sua mais recente conquista foi a inclusão de mais um município, Tartarugalzinho, no Mapa do Turismo Brasileiro. A atualização, realizada semanalmente pelo Ministério do Turismo, fortalece a visibilidade do estado como destino turístico estratégico.

Atualmente, o estado conta com seis municípios no mapa: Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho e Vitória do Jari. Além disso, é representado por cinco regiões turísticas, como Cabo Orange, Lagos e Pororocas, Meio do Mundo, Tumucumaque e Cachoeiras e Vale do Jari.

“A presença dos nossos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro demonstra a representatividade turística do Amapá e abre novas oportunidades para investimentos e crescimento econômico. Estamos trabalhando para fortalecer a infraestrutura e atratividade dos nossos destinos”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.

Rio Apurema, na região central do Amapá
Rio Apurema, na região central do Amapá
Foto: Aog Rocha/GEA

Mapa do Turismo Brasileiro

O mapa é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que define a área (recorte territorial) a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.

Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios, a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo, sendo:

  • A: Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem;
  • B: Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem;
  • C: Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos;
  • D: Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais;
  • E: Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem.
Regiões dos Lagos e da Pororoca também foram incluídas no Mapa do Turismo Brasileiro
Regiões dos Lagos e da Pororoca também foram incluídas no Mapa do Turismo Brasileiro
Foto: Raimundo Paccó/Arquivo Secom

Tartarugalzinho

O município de Tartarugalzinho está localizado a 230 quilômetros da capital, Macapá, com acesso por um trecho todo asfaltado da BR-156. Foi criado pela Lei nº. 7.639, de 17 de dezembro de 1987 e fica na região central do Amapá. Possui população estimada em 15.212 habitantes e uma área de 6.742 km².

A existência de uma selva preservada, onde os quelônios se reproduzem, além de áreas propícias à realização de passeios ecológicos e pesca esportiva, fazem de Tartarugalzinho um lugar com grande potencial para o turismo ecológico. Isso se fortalece também com os banhos nos lagos próximos ao município.

Presença no Mapa do Turismo Brasileiro demonstra a representatividade turística do Amapá
Presença no Mapa do Turismo Brasileiro demonstra a representatividade turística do Amapá
Foto: Arquivo/Secom

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Turismo