‘A gente vai se sentir mais seguro’, afirma professora do Amapá sobre projeto ‘Escola Segura’ do Governo do Amapá
Regina Valadares comemora implantação que irá reforçar a segurança nas instituições de ensino do estado.

A comunidade escolar amapaense recebeu com entusiasmo o lançamento do Escola Segura, uma iniciativa do Governo do Amapá, na segunda-feira, 10, para reforçar a segurança nas instituições de ensino. O projeto prevê a implantação de um botão de alerta para acionamento instantâneo da Polícia Militar em casos de emergência, além de ações de educação e conscientização.
A professora de língua portuguesa Regina Valadares, que leciona na Escola Estadual Maria Neusa Carmo de Souza, diz que estava ansiosa para a efetivação do projeto. Segundo ela, a segurança era uma questão que causava preocupação em alunos, professores e servidores.
“Esse projeto vai facilitar muito na questão educacional. A gente vai se sentir mais seguro dentro da nossa própria escola, com nossos alunos, em todo tipo de situação. Acredito que vai dar tudo certo e estamos muito felizes com isso”, afirmou Regina.
Ver esta publicação no Instagram
O projeto integra o programa “Saúde e Combate à Violência nas Escolas”, do Governo do Amapá, que também incluirá consultas psicológicas gratuitas aos estudantes, campanhas educativas e rodas de conversa com a comunidade escolar como forma de manter os índices de paz e não violência no estado, que tem registrado recordes na redução da violência desde outubro de 2023.
Inicialmente, o Escola Segura irá funcionar em 101 escolas na região metropolitana de Macapá e Santana. Além disso, contará com efetivo próprio de 41 policiais militares e 11 veículos. Para o professor Clodoaldo Marques, a iniciativa torna o ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos.

“Trabalho há 32 anos na educação do Amapá e ultimamente a gente vive uma situação de insegurança, o que tem afetado psicologicamente a comunidade em geral. Então, um projeto desse vem garantir mais segurança e, com certeza, uma melhor aprendizagem para todas as nossas crianças e adolescentes”, comentou Marques.
Projeto Escola Segura
O projeto Escola Segura integra o Programa Saúde e Combate à Violência nas Escolas do Governo do Amapá. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Estado da Educação (Seed), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Comunicação (Secom), Ciência e Tecnologia (Setec) e da Polícia Militar do Amapá, em parceria com a empresa de software Proesc.
O investimento inicial do programa é de R$ 2,9 milhões, oriundos de recursos federais e do Fundo Estadual de Segurança Pública.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!