Agricultores regularizam Cadastro Ambiental para acessar programas em ação itinerante do Governo do Amapá, em Tartarugalzinho
Cerca de 250 atendimentos estão sendo realizados diariamente na ação voltada para os produtores rurais da localidade.

Para quem mora nos assentamentos Bom Jesus, Cedro, Apurema, Janary I e II, no município de Tartarugalzinho, se deslocar até a capital, Macapá, em busca de atendimento nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, o Governo do Amapá promove até esta sexta-feira, 28, uma ação itinerante, que ocorre de forma integrada, ofertando vários serviços, entre eles, a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento que é porta de entrada para acesso a crédito rural e programas federais de conservação.
A ação, leva praticidade e segurança jurídica para muitos produtores rurais que sem tempo e recurso enfrentavam dificuldades para percorrer 230 km até a capital em busca do serviço. O agricultor José Lúcio Batista, de 78 anos, veio do assentamento Governador Janary I para fazer a regularização do CAR de sua propriedade.
“Estes serviços, trazem muitas melhorias e qualidade de vida para os produtores rurais, o CAR e o CAF são muito importantes para o desenvolvimento dos assentamentos da agricultura familiar e é disso que precisamos. Com esse incentivo dos Governos a agricultura vai crescer muito mais. Por isso quero registrar aqui, que o planeta está com fome necessitando de alimento e o Brasil será o celeiro do mundo, então, vamos contribuir para a produção alimentar e conservar o meio ambiente que é o mais importante para todos nós”, declarou Batista.

No evento, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), os agricultores familiares têm a oportunidade de fazer a regularização do CAR e, a partir daí, acessar linhas de créditos bancários e se inscrever no Projeto Floresta+Amazônia que atua na redução do desmatamento e fomenta a agricultura de baixo carbono, além disso, oferta a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) que incentiva à produção agrícola dos pequenos produtores. Cerca de 200 atendimentos estão sendo realizados diariamente na ação voltada para o desenvolvimento rural.

“Graças a ação integrada do Governo do Estado, os atendimentos não só facilitam a vida dos agricultores, como também fortalecem o apoio ao homem e a mulher do campo. O CAR é obrigatório para todos os produtores rurais, para o controle e planejamento sustentável das áreas de produção, além de acesso a outros serviços. Vale ressaltar que os demais municípios também vão receber a ação do Governo do Estado, que vem trabalhando pelo Amapá inteiro”, enfatizou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça.
Durante a programação, o Projeto Floresta+Amazônia também leva atendimento aos agricultores que estão com o CAR regularizado. O projeto recompensa quem mantém a floresta em pé com pagamentos que variam de R$ 1,5 mil e podem chegar a R$ 28 mil ao ano, pagos diretamente para proprietários de imóveis rurais com até 4 módulos fiscais que ajudam a preservar o meio ambiente.

A agricultora, Josefa Edigleuma Lima, de 64 anos, moradora do assentamento Bom Jesus, celebra a oportunidade de regularização do CAR.
"Estou muito feliz por ter conseguido regularizar o meu CAR, é um documento que todos nós produtores rurais precisamos. Esta ação do Governo do Estado é muito importante pra gente que precisa de crédito para plantar" disse Josefa.

No Amapá, o projeto é implementado na modalidade Conservação. Para participar é necessário: ter regularizado o Cadastro Ambiental Rural (CAR); ter acesso à plataforma gov.br; não ter registro de infração ambiental e possuir uma área com pelo menos um hectare de vegetação nativa para além do mínimo previsto por lei.
Floresta+ Amazônia
O Floresta+ Amazônia é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) com recursos do Fundo Verde para o Clima, além de uma parceria com o Governo do Amapá e suporte das prefeituras locais.
A ação integrada do Governo do Amapá, ocorre em parceria com órgãos estaduais e federais, com participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto de Nacional de Colonização Reforma Agrária (Incra), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Extensão Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), Agência de Fomento do Amapá (Afap), Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP).

Confira a programação dos atendimentos a partir desta terça, 26:
- Data: terça, quarta e quinta-feira, de 25 a 27
Hora: 9h às 17h
Local: Câmara Municipal de Tartarugalzinho
- Data: sexta-feira, 28
Hora: 9h às 14h
Local: Câmara Municipal de Tartarugalzinho
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!