Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Estado inova a Segurança Pública do Amapá com implantação da Companhia de Moto Patrulhamento da Polícia Militar

Durante a solenidade, foram entregues o total de 35 motocicletas e 181 fuzis adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública.

Por Marcelle Corrêa
27/02/2025 16h30
São 35 motocicletas que iniciam o trabalho operacional de imediato

Para priorizar o fortalecimento e avanço operacional/preventivo da Segurança Pública do Amapá, o governador Clécio Luís, nesta quinta-feira, 27, cumpriu mais um compromisso do Plano de Governo e implantou a Companhia Independente de Moto Patrulhamento da Polícia Militar (PM).

A solenidade aconteceu na base da companhia, localizada no Residencial Macapaba, na Zona Norte de Macapá, e contou com a presença de autoridades e representantes da comunidade. Para equipar ainda mais a corporação, foram entregues também o total de 35 motocicletas e 181 fuzis T4 Taurus, adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep).

Cerimônia contou com a presença do governador Clécio Lúis, vice-governador Teles Junior e autoridades da Segurança Pública

O governador do Amapá, Clécio Luís abordou sobre a importância de manter a unidade operacional no Residencial Macapaba e apontou as vantagens proporcionadas pelo policiamento especializado em motocicletas.

Governador Clécio Luís entrega chave da motocicleta para a policial da nova companhia

"A criação desta companhia era um sonho da Polícia Militar, e, hoje em dia, as abordagens feitas por policiais em motocicletas facilitam muito a agilidade e a eficiência no atendimento à população durante as ocorrências. Destaco que estes policiais são extremamente treinados para este tipo de abordagem e a criação dessa companhia reforça todo o policiamento da Zona Norte e da Região Metropolitana inteira. Veremos muitos desses agentes circulando nas ruas e avenidas", garantiu o governador.

A implantação da Companhia busca dar agilidade e mobilidade no atendimento de ocorrências na Zona Norte da cidade, permitindo que os policiais se desloquem rapidamente, podendo ultrapassar áreas congestionadas ou de difícil acesso, possibilitando uma resposta rápida em diversas ocorrências. A presença policial também gera sensação de segurança entre os moradores contribuindo para a redução da criminalidade.

José Neto, secretário de Segurança Pública

"Estar tendo a oportunidade de fazer essa entrega muito importante para a Polícia Militar junto ao governador Clécio Luís, é um momento de muita alegria. Esta é a primeira etapa. Estamos entregando hoje 35 motos, de um total de 48 motocicletas já adquiridas, mais de 180 fuzis, sendo que, desse total, 15 serão direcionados ao GTA, além de equipamentos de menor potencial ofensivo. Fazer essa entrega, aqui dentro do Residencial Macapaba, tem uma representatividade muito grande. É a aproximação da Polícia Militar, da Segurança Pública com a comunidade do habitacional", enfatizou José Neto, secretário de Segurança Pública.

O comandante da PM, coronel Costa Junior, classificou a inauguração da Companhia Independente de Moto Patrulhamento como um marco histórico para a Polícia Militar, pois através do esforço e dedicação dos policiais especializados empenhados nesta modalidade de policiamento, a companhia é hoje, de fato, uma realidade que vai somar no combate aos grupos criminosos.

Coronel Costa Junior, comandante da Polícia Militar

"Esses guerreiros são audaciosos por já fazerem esse tipo de patrulhamento. Eles têm uma habilidade grandiosa com esse instrumento que é a motocicleta. Esses policiais aceitaram o desafio e hoje estão fazendo história na Polícia Militar. Eles farão a integração com a sociedade, pois a PM não é só repressiva e, tenho certeza que, com a interação que a PM tem com a comunidade estando aqui dentro do Macapaba, vamos conseguir mudar a realidade social da nossa população, pois a PM serve, protege e agora agrega sonhos", disse o comandante.

Trabalho policial

A Companhia Independente de Moto Patrulhamento foi planejada para acompanhar o crescimento urbano do Amapá e para atender as peculiaridades sociais relacionadas as moradias comuns construídas em áreas de ressaca, que possuem passagens estreitas e de difícil acesso para o policiamento em viaturas convencionais.

A Companhia de Moto Patrulhamento poderá ser empregada em todo o Estado, conforme o planejamento estratégico e operacional da Polícia Militar. Diariamente, serão utilizadas três equipes operacionais, cada uma com quatro policiais, em três motocicletas para rondas, trabalho preventivo e ostensivo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!