Governo do Amapá reforça ações e instala ponto fixo de saúde no Sambódromo para o desfile das escolas de samba
Estrutura contará com medicamentos, insumos e uma equipe multiprofissional de plantão das 19h até o fim da programação nesta sexta-feira, 28, e sábado, 1º de março.

Além de investir no Carnaval 2025, o Governo do Estado também vai garantir todo o suporte de saúde para quem acompanhar o desfile oficial das escolas de samba do Amapá, que inicia nesta sexta-feira, 28, e segue no sábado, 1º de março, no Sambódromo, em Macapá. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou um ponto fixo de atendimento para os foliões.
Esse é o terceiro ano consecutivo que a Saúde instala a estrutura, que contará com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, totalizando em média 7 profissionais de plantão das 19h até o fim da programação.

O atendimento será voltado para demandas de baixa complexidade, com suporte de dois leitos e poltronas de observação, além de assistência farmacêutica com medicamentos e insumos. Para situações que demandem atendimento mais complexo, o Hospital de Emergência (HE) será a retaguarda, garantindo suporte adequado sempre que necessário.
"Neste período da folia, os atendimentos geralmente são relacionados a falta de hidratação, casos de hipertensão, alergia e intoxicação alimentar ou por consumo exagerado de álcool. Queremos que os amapaenses aproveitem toda a programação com saúde, mas se precisarem, o Governo do Estado garantiu a assistência adequada", reforçou Diego Gama, coordenador das Unidades Descentralizadas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Além do ponto fixo, o público que comparecer aos desfiles terá ainda, o apoio das ambulâncias de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e as unidades 24h, como o HE e as UPAs das zonas Norte e Sul.
O coordenador reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde durante o evento. "Hidrate-se, alimente-se bem e evite excessos. Em caso de necessidade, procure nossa equipe", recomendou.
Confira a ordem e horário dos desfiles:
- Sexta-feira, 28 de fevereiro
- Embaixada de Samba - 21h
- Solidariedade - 22h35
- Império da Zona Norte - 0h10
- Piratas Estilizados - 1h45
- Império do Povo - 3h20
Sábado, 1º de março
- Emissários da Cegonha - 21h
- Unidos do Buritizal - 22h35
- Boêmios do Laguinho - 0h10
- Maracatu da Favela - 1h45
- Piratas da Batucada - 3h20
Carnaval 2025
O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o desfile das escolas de samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas.
O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.
- UPA Zona Norte reforça atendimentos de urgência e emergência para o carnaval 2025
- Pediatra do Governo do Amapá lista cuidados com crianças e adolescentes no Carnaval
- Carnaval consciente: Governo do Amapá traz dicas de prevenção às ISTs
- ‘Carnaval 2025’: Governo do Amapá lança aplicativo gratuito com serviços e notícias
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!