Governo do Amapá recebe caciques de Oiapoque para dialogar e atualizar demandas das aldeias do município
Agenda segue até esta sexta-feira, 28, nas secretarias de Estado.

Para fortalecer diálogos, ouvir demandas e aproximar representantes indígenas das repartições públicas, uma comitiva de caciques e cacicas do município de Oiapoque realizam visitas às secretarias de Estado do Amapá. Na quarta-feira, 26, em Macapá, a Secretaria de Assistência Social (Seas) foi a primeira a recepcionar o grupo.
Durante o encontro, os indígenas puderam apresentar seus anseios e solicitar atualizações nos ajustes em relação ao programa Luz para Viver Melhor, que atende cerca de 57 comunidades indígenas no Oiapoque, onde são distribuídos 105 mil litros de óleo para regiões que não tem energia 24 horas.

Em meio a reunião foi evidenciado os avanços feitos pela atual gestão, com monitoramento para aumento das cotas de combustível, além da nova aquisição de 51 tanques reservatórios de combustíveis previstos para serem entregues nas aldeias no início de março. A conquista foi fruto da emenda parlamentar do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

“Logo no início da gestão, a gente cobrou o governo Clécio Luís numa assembleia lá na aldeia Kuahí, e essa pauta da cota de combustível nas aldeias foi de suma importância, porque a gente vinha sofrendo. Tinha uma cota muito baixa, não atendia à necessidade da comunidade, e fomos atendidos pelo governador que passou nas comunidades e nos deu esse reajuste. A gente só tem a agradecer por isso, voltamos aqui para agradecer e também reivindicar a melhoria de outras aldeias que foram criadas, queremos reajustar para conseguir atender todo mundo”, destacou o coordenador do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque, Edmilson Karipuna.
A Secretaria dos Povos Indígenas, Sonia Jeanjacque, foi quem articulou as agendas a pedido do Conselho de Caciques. Ela evidenciou sobre a importância de aproximar e manter permanente um diálogo direto com o Governo do Estado para que os povos indígenas sejam atendidos dentro de suas realidades.

“São agendas produtivas solicitadas por eles, para dialogarmos melhorias da educação à saúde, e o Governo do Estado tem firmado esse compromisso respeitando as suas particularidades para levar políticas efetivas para atender as necessidades de cada povo”, destacou a secretária, Sonia Jeanjacque.
Na quinta-feira, 27, a comitiva visitou as secretarias de Transporte, Infraestrutura e Cultura. Na sexta-feira, 28, visitarão as secretarias de Educação e Assistência e Desenvolvimento Rural.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!