'Me senti muito acolhida a todo momento', revela mãe ao escolher parto na água na Maternidade Bem Nascer em Macapá
Fernanda da Silva escolheu ter a segunda filha em um parto natural, dentro da banheira, na companhia da família, e contou a experiência nas redes sociais.

Planejar o nascimento do filho faz parte do processo de muitas mães, e com as dores é preciso um ambiente acolhedor. O parto natural e humanizado é uma garantia do Governo do Amapá na Maternidade Bem Nascer, na Zona Norte de Macapá. Uma banheira com água morna, alivia as contrações e transforma a experiência das gestantes.
Há um ano, a estudante de psicologia, Fernanda da Silva, de 23 anos, viveu esse momento ao dar à luz à segunda filha, Maria Alice. O relato da jovem foi parar nas redes sociais em um vídeo com mais de 100 mil visualizações e está ajudando outras mães. Ela ficou impressionada com a técnica de parto natural na banheira proporcionada pela maternidade pública, e conta que foi muito diferente do primeiro filho na rede particular.
“Eu me senti muito acolhida a todo momento. A equipe que me acompanhou foi muito atenciosa, um atendimento totalmente humanizado e diferente do parto do meu primeiro bebê, Kiev Ravi, hoje com 2 anos, que foi em um hospital particular. Por muito tempo, não quis ter outro filho pelo trauma que foi o primeiro", revela a estudante.

O parto na água permite que a mãe fique dentro de uma banheira com água aquecida entre 36°C e 37°C, cobrindo toda a barriga, permitindo uma tolerância maior das contrações, reduzindo as dores e deixando o nascimento mais confortável para a gestante e o bebê.
Nesse tipo de parto, a paciente é tem uma melhor irrigação sanguínea e um relaxamento da musculatura pélvica. Além de ser acompanhada por enfermeiras obstetras, fisioterapeuta, médico, técnicas e da família.
“A água me ajudou muito, tanto que eu imaginei que quando as dores começassem, eu iria sair da banheira, mas fiquei até a minha bebê nascer. Outro ponto importantíssimo que traz segurança pra gente, no meu caso foi a presença da minha irmã. Isso nos traz uma tranquilidade enorme", ressaltou Fernanda.

A jovem conta que antes de ter a pequena Maria Alice, ela participou do projeto 'Visita Guiada', uma iniciativa da Maternidade Bem Nascer em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), que acolhe as gestantes com o suporte de uma equipe multidisciplinar, proporcionando a oportunidade de conhecerem as instalações do hospital.
Durante o percurso, elas têm acesso a áreas como recepção, salas de parto, centro obstétrico, acomodações e unidades neonatais, se familiarizando com o espaço antes do nascimento do bebê.
O parto natural é 100% gratuito. A Maternidade Bem Nascer é uma unidade pública do Governo do Estado, gerenciada pelo Instituto Ovídio Machado (IOM) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). O método deve ser ofertado apenas para as gestantes em trabalho de parto ativo, com idade gestacional maior ou igual a 37 semanas de risco habitual. Para ter acesso ao serviço, basta a mãe informar o desejo à equipe e ter indicação clínica.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!