Em Brasília, governador Clécio Luís debate desafios e oportunidades da transformação energética com foco na exploração de petróleo no Amapá
Participação do gestor reforça o estado como protagonista no debate nacional sobre o potencial energético, principalmente no setor de óleo e gás.

Atraindo os olhares do Brasil para o potencial energético do Amapá, o governador Clécio Luís participou, nesta quarta-feira, 26, em Brasília, do programa CNN Talks no painel “Transformação energética: Desafios e oportunidades”. Durante o evento, o gestor defendeu a exploração do petróleo na Margem Equatorial como uma estratégia de desenvolvimento e diversificação energética, destacando que, atualmente, 100% da energia do estado provém de fontes renováveis.
“Acredito que explorar petróleo com segurança, em parceria com a Petrobras, não é incompatível com preservação, desenvolvimento e a transição energética. O mundo todo fala em transição, e no nosso caso, estamos um pouco mais além, com a diversificação energética com os estudos que estão sendo feitos para o potencial eólico, solar, biomassa e híbridos”, destacou o governador Clécio Luís.

Perguntado sobre o impacto internacional de imagem, considerando a resistência de muitos em relação à exploração, o governador Clécio Luís afirmou que não seria interessante adiar essa decisão para o pós-COP, enfatizando que é preciso encarar os desafios e tomar as decisões necessárias para o desenvolvimento sustentável, mesmo diante de pressões externas.
“Entre a escolha da imagem e o que precisa ser feito, eu fico com o que precisa ser feito. Não podemos condenar o Amapá e seu povo a não se desenvolver. Se o estado possui hoje uma reserva de um mineral estratégico para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto energético, precisamos ter o direito de pesquisar e explorar de forma sustentável”, destacou o governador Clécio Luís.

No painel, o governador do Amapá participou juntamente com o diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa; o presidente da CI (Comissão de Serviços de Infraestrutura), do Senado, Marcos Rogério; e a diretora Luciana Costa, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Amapá como protagonista no debate energético nacional
Ainda nesta quarta-feira, 25, em Brasília, o governador Clécio Luís também participou como painelista do seminário “Margem Equatorial e Políticas Públicas”, liderando o debate sobre os desafios, oportunidades e o potencial transformador da exploração de petróleo na região, acompanhado de autoridades políticas e especialistas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!