Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Estado promove evento especial para 100 mulheres da Segurança Pública do Amapá

'Heroínas da Vida Real: Mulheres que Inspiram na Segurança Pública', objetiva repassar técnicas operacionais, promovendo debates e a troca de experiências.

Por Marcelle Corrêa
26/03/2025 18h00
Painel de oficinas é voltado exclusivamente para mulheres da Segurança Pública
Painel de oficinas é voltado exclusivamente para mulheres da Segurança Pública
Foto: Netto Lacerda/Nagib

Como parte da programação do Mês da Mulher e valorizando as servidoras da Segurança Pública, o Governo do Amapá promoveu nesta quarta-feira, 26, o evento: "Heroínas da Vida Real: Mulheres que Inspiram na Segurança Pública”. O encontro contou com a presença de 100 profissionais das forças de defesa do estado com objetivo de repassar conhecimentos, técnicas operacionais, além de debater sobre temas relacionados à mulher e a troca de experiências.

O painel integrado, que aconteceu pela primeira vez, foi coordenado pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Iesp/Sejusp). Nesta primeira edição o evento contou com seis oficinas que aconteceram durante todo o dia.

Kelli Félix, coordenadora do ’Heroínas da Vida Real: Mulheres que Inspiram na Segurança Pública’
Kelli Félix, coordenadora do ’Heroínas da Vida Real: Mulheres que Inspiram na Segurança Pública’
Foto: Divulgação

"Estamos comemorando o mês da mulher e o melhor de tudo, construindo e adquirindo conhecimento, dando subsídio para essas mulheres agirem não só profissionalmente. Tudo foi pensado, tanto para a parte operacional, quanto para a vida pessoal das servidoras. Estamos proporcionando esse momento também para nos confraternizarmos e criarmos uma rede de apoio entre as instituições. Nosso objetivo é elevar a mulher da Segurança Pública do Amapá de todas as formas possíveis", destacou Kelli Félix, coordenadora do evento.

O encontro contou pela manhã com palestras e oficinas sobre saúde da mulher, segurança e combate a Incêndios e cibersegurança. No período da tarde, houve a simulação de confronto armado, atendimento pré-hospitalar, defesa pessoal e noções de operações aerotransportadas. Toda a grade dos ensinamentos práticos reuniu instrutoras da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Evento também reuniu policiais de outros estados, como de Tocantins, que estão em treinamento no Amapá
Evento também reuniu policiais de outros estados, como de Tocantins, que estão em treinamento no Amapá
Foto: Netto Lacerda/Nagib

Para a tenente da Polícia Militar, Ennara Borges, que participa como instrutora no painel integrado, ter a oportunidade de falar sobre a saúde da mulher, discutir sobre inspiração, e de como é possível participar, não só de cursos operacionais, mas também de conversar sobre políticas públicas voltadas para mulheres, é gratificante.

Ennara Borges, tenente da Polícia Militar
Ennara Borges, tenente da Polícia Militar
Foto: Netto Lacerda/Nagib

"Nós mulheres temos particularidades importantes que diferenciam o gênero masculino do feminino. Então precisamos discutir sobre isso, falar sobre isso. Nós somos cíclicas, tanto que, por exemplo, eu estou num momento agora de gestação, são momentos especiais que mulheres passam e que precisamos conversar sobre isso, ter novas ideias e discutir políticas dentro da área da segurança pública", disse a militar.

A agente de Polícia Civil, Rosângela Costa, pontua que a iniciativa valoriza as mulheres da segurança pública que estão presentes em todas as instituições e, muitas vezes, na linha de frente combatendo crimes e proporcionando a tranquilidade dos cidadãos.

Rosângela Costa, policial civil participante das oficinas
Rosângela Costa, policial civil participante das oficinas
Foto: Netto Lacerda/Nagib

"A segurança pública, tempos atrás era uma instituição predominantemente masculina, e hoje já temos mulheres em todas as forças e em todos os órgãos e funções. Essa iniciativa, além da valorização traz mais conhecimento para nós, como servidores da segurança pública. Então, tudo que está sendo proporcionado hoje, gera conhecimento e esse conhecimento vai proporcionar o melhor serviço à sociedade", disse.

Para a Sejusp, reunir servidoras de todas as instituições para reconhecer o trabalho delas no sistema de defesa do cidadão é primordial, pois são pessoas que dedicam com maestria a vida para a proteção da sociedade.

Geise Jucá, chefe de gabinete e representante da Sejusp
Geise Jucá, chefe de gabinete e representante da Sejusp
Foto: Netto Lacerda/Nagib

"O Amapá conseguiu uma melhora considerável nos índices de combate à criminalidade e, o sucesso também é graças às mulheres que trabalham administrativamente e ostensivamente contra a violência. As mulheres têm alcançado cada vez mais cargos de destaque nas instituições de segurança, uma política estipulada e valorizada pelo governador Clécio Luís e o secretário de Segurança, José Neto", enfatizou Geise Jucá, chefe de gabinete e representante da Sejusp no evento.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!