Governo do Amapá lança projeto para incentivar participação de estudantes em exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica
‘Bora fazer o Saeb, mano’ 2025 busca conscientizar sobre a importância da adesão ao exame, realizado a cada dois anos nas escolas brasileiras.

O Governo do Amapá lançou nesta quinta-feira, 27, a edição de 2025 do projeto que busca incentivar a participação de estudantes da rede estadual no exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a cada dois anos em todo país. O “Bora fazer o Saeb, mano” iniciou com uma reunião de gestores na Escola Estadual Nancy Nina da Costa, na Zona Sul de Macapá, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da avaliação para o ensino público.
Segundo a gerente do Núcleo de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Maria Cláudia, o projeto foi criado pela pasta em 2023 para envolver toda a equipe pedagógica das escolas, por meio de atividades e aulas específicas voltadas para a preparação dos estudantes, visando aumentar a adesão das instituições de ensino e coletar resultados mais precisos sobre o ensino público estadual.


“No início do ano, também organizamos uma oficina de preparação para que os gestores construíssem seu plano de ação para o Saeb. Iremos assessorar as instituições nesse planejamento, mas também estamos subsidiando de forma técnica os conteúdos e tópicos abordados no Sistema. Em 2023, alcançamos 45% em frequência das escolas. Este ano, nosso objetivo é alcançar 85%”, explica Maria Cláudia.
Previsto para os meses de outubro e novembro, o Saeb é uma realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para monitorar o índice de aprendizado de alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª ano do ensino médio. O diagnóstico ajuda a definir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que monitora a qualidade do ensino e estabelece metas para sua melhoria ao nível nacional.

“É importante esse planejamento da Secretaria de Educação para que nós possamos, a partir desses dados que as escolas têm dos alunos que farão o Saeb, implementar políticas educacionais com base em evidências. Com o diagnóstico, podemos planejar futuramente a política educacional, e isso tem grande impacto para a vida dos estudantes”, comenta a gerente do Núcleo de Ensino Fundamental da Seed, Iraildes Lima.
Além de identificar índices da educação, os exames do Saeb funcionam como um reforço do ensino realizado diariamente em sala de aula e ainda como uma preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a diretora da Escola Nancy Nina da Costa, Izaura Schusterschitz, o apoio da gestão estadual é fundamental nesse processo.

“Estamos com essa parceria junto à Seed, com essa sacada muito importante. Nossa escola também está montando metodologias diferenciadas para que a gente possa alavancar o Ideb, para que os alunos tenham melhor desempenho durante o ano letivo e façam uma avaliação diagnóstica e possam evoluir no seu aprendizado”, comentou Izaura.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!