Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HISTÓRIA

Imprensa Oficial do Amapá completa 80 anos celebrando a modernização dos registros do Poder Executivo e da história do estado

Criada em 1945, a instituição evoluiu da impressão tipográfica para o formato digital, garantindo transparência e acesso à informação.

Por Adryany Magalhães
27/03/2025 15h20
A  Imprensa Oficial do Estado foi criada em 19 de março de 1945

Neste mês de março, a Imprensa Oficial do Estado do Amapá completa 80 anos de história consolidada como o meio oficial de comunicação do Poder Executivo. Vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), sua trajetória remonta ao período do ex-Território Federal, sendo criada em 19 de março de 1945, pelo então governador Janary Nunes.

Inicialmente, as publicações utilizavam um sistema de impressão tipográfica, em que tipos móveis de letras e símbolos, eram organizados manualmente para formar textos e imagens, garantindo a produção das primeiras comunicações oficiais.

As publicações eram organizados manualmente para formar textos e imagens

As decisões do Poder Executivo eram divulgadas no "Jornal Amapá", impresso da época que dava publicidade as ações do governo à população. Com o tempo, essa comunicação evoluiu, dando origem ao Diário Oficial do Estado, criado em 24 de julho de 1964. A modernização do processo aconteceu gradativamente, até a adoção do formato digital.

O servidor Raimundo Tavares, que há mais de 20 anos atua na produção do Diário Oficial do Amapá, relembra o impacto dessa evolução. “Conheço cada parte desse arquivo. As pessoas chegam aqui e pedem alguma informação e eu já sei onde procurar”, pontua.

Servidor Raimundo Tavares, trabalha há mais de 20 anos na Imprensa oficial

Em 2016, as edições do Diário Oficial do Amapá passaram a ser publicadas em formato PDF, porém ainda não eram produzidas em um sistema digital estruturado. A mudança definitiva ocorreu em 2019, com a implantação do sistema de produção do Diário Oficial, permitindo maior organização e automatização do processo.

Desde então, as publicações oficiais passaram a ser exclusivamente digitais, acessíveis nos sites do Governo do Amapá e da Sead.  Além de reduzir custos com papel e distribuição, a digitalização preserva a memória documental do estado, garantindo fácil acesso às informações públicas.

Publicações com informes oficiais do Poder Executivo
Na época, as principais obras eram retratadas no D.O.
Caio de Jesus, gerente do Núcleo de Imprensa Oficial

Gerente do Núcleo de Imprensa Oficial do Amapá, Caio de Jesus, destaca a relevância histórica e a modernização do serviço. “A Imprensa Oficial tem um papel fundamental na transparência e no registro da história do Amapá. Ao longo desses 80 anos, acompanhamos a evolução da comunicação e nos adaptamos às novas tecnologias para continuar garantindo um serviço eficiente e acessível à população”, ressalta.

Confira os endereços eletrônicos para acessar o Diário Oficial do Amapá:

SERVIÇO
Imprensa Oficial do Amapá
Endereço: Avenida Procópio Rola, nº 2070, bairro Santa Rita, em Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!