Irmãs monitoras do 'Novo Amapá Jovem’ relatam benefícios do programa na 5ª Reunião do Fórum Nacional de Gestores da Juventude
Fernanda Barbosa e Roberta Soeiro, destacam que as políticas públicas para a juventude do Governo do Amapá abriu portas para novas oportunidades.

As políticas públicas voltadas à juventude fazem parte do Plano de gestão do Governo do Estado, e para fortalecer ainda mais as ações, o Amapá sediou a 5ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestores da Juventude, em Macapá, nesta quarta-feira, 26. No evento, estiveram presentes as irmãs, Fernanda Barbosa, de 24 anos, e Roberta Soeiro, de 25 anos, que destacaram que a política pública de juventude do Governo do Amapá abriu portas de oportunidades.
As jovens, nascidas no Maranhão, relataram que se mudaram para Macapá em 2015 em busca de melhorias de vida. Embora tenham enfrentado desafios ao longo dos anos, ambas já cursam a segunda faculdade na Universidade Federal do Amapá (Unifap) e destacam que participar do programa "Novo Amapá Jovem" trouxe a elas apoio e muitas oportunidades profissionais.

“É uma honra ter acesso a essas oportunidades, porque na minha época, quando cursava o ensino médio, queria fazer cursos profissionalizantes, mas a maioria não era gratuito. Porém, isso mudou quando entramos na faculdade, porque tivemos a chance de participar do Novo Amapá Jovem. Agora temos acesso a muitas capacitações de graça. Hoje somos monitoras e quando sairmos será mais fácil conseguir um emprego”, disse Fernanda, acadêmica de Ciências Biológicas.
Na ocasião, a presença dos jovens foi fundamental para estabelecer conexões e compreender a sua importância participativa e colaborativa na execução das políticas públicas no estado. A irmã, Roberta, falou sobre o Jovem Protagonista, que é um eixo do Novo Amapá Jovem, que visa promover a inclusão social e econômica de jovens vulneráveis.

“Aqui eu já fiz vários cursos, o último que foi do projeto Pulsar, depois fiz de técnico de áudio, que era um curso excelente realizado na universidade Unama, e pude aprender bastante coisa. Faço parte do Jovem Protagonista como monitora, e já fiz muitos cursos que mais à frente me servirá, além disso, recebemos uma bolsa de apoio, o que é muito importante e nos ajuda em alguns custos diários”, concluiu Roberta, acadêmica de história.
O evento, que contou com representantes do Governo Federal e gestores estaduais, municipais, movimentos estudantis e jovens, integra a Região Norte aos debates nacionais e visa ampliar a colaboração e diálogo entre gestores estaduais e municipais, bem como fortalecer estratégias de inclusão social com foco na aprovação do Plano Nacional de Juventude.
O encontro já percorreu outros estados do Brasil, sendo Macapá o quinto a receber a iniciativa. O fórum no Amapá é coordenado pela Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv) com apoio da emenda parlamentar do deputado estadual Rodolfo Vale.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!