Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Curso de Instrução da Força Nacional segue com treinamentos para atuação de agentes da Segurança Pública do Amapá

Durante dois dias, profissionais aprenderam técnicas táticas na aula de Direção Defensiva. No dia 10 de abril, grade de treinamentos finaliza com instrução de ações de gestão e controle de multidão.

Por Marcelle Corrêa
04/04/2025 14h09
Aula de Direção Defensiva garante bons serviços prestados à Segurança Pública e à população

Durante a quarta-feira, 2, e quinta-feira, 3, os 80 agentes da Segurança Pública que seguem no "Curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento da Força Nacional" (INC), realizado pela primeira vez no Amapá pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Justiça, participaram da aula de Direção Defensiva com muita velocidade e técnicas táticas.

Todo o processo de treinamento intensivo dura 21 dias, com uma carga horária total de 150 horas/aulas, e está sendo conduzido por 37 docentes do Amapá e 22 da Força Nacional. A aula inaugural da primeira turma que será formada no estado, aconteceu no dia 20 de março.

"A INC, executada aqui, no estado do Amapá, hoje está com aula de direção veicular. Essa atividade, visa qualificar os profissionais da segurança pública, através da fomentação do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para terem as habilidades específicas do trabalho e conduzam as viaturas que são da frota, da Força Nacional", pontuou o capitão Kleyston Nunes, coordenador da INC.

Capitão Kleyston Nunes, coordenador da INC da Força Nacional
Técnicas garantem confiança e rapidez nas manobras para os profissionais da Segurança Pública

Durante o curso, também já foram ministradas aulas sobre instrumentos, técnicas e uso de equipamentos de menor potencial ofensivo, e de combate em meio líquido (operações fluviais).

No dia 10 de abril, a grade de treinamentos finaliza com a instrução de ações de gestão e controle de multidão, que vai acontecer no Instituto de Ensino de Segurança Pública, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Iesp/Sejusp). A formatura dos concluintes está prevista para o dia 16 de abril.

Saídas evasivas no asfalto simulando perímetro urbano

Orgulho de pertencer

Para o instrutor do curso, o tenente da Polícia Militar (PM-AP), Alexandre Souza, amapaense, pertencente a Força Nacional, é uma honra estar consolidando a carreira de 30 anos de serviços prestados à sociedade podendo repassar ensinamentos a futura geração da Força Nacional e, o mais recompensante, no seu estado de origem, o Amapá.

"Estou já bem próximo do encerramento da minha carreira e para mim é gratificante estar aqui, passando conhecimento direcionado aos novos servidores da Força Nacional. Conhecimento este, adquirido no Ministério da Justiça. Sem dúvida este é um aprendizado ímpar, porque eles sairão daqui capacitados para a condução dessa viatura, com a noção da segurança que o veículo tem, e, principalmente, dentro das situações de emergência terão a confiança na condução do veículo", explicou o instrutor.

Instrutor do curso, o tenente da Polícia Militar (PM-AP), Alexandre Souza
Oitenta agentes de segurança da PM, CBM e Polícia Civil estão na INC

Conhecimento e integração 

O trabalho da Força Nacional (FN) consiste na preservação da ordem pública, na segurança de pessoas e de patrimônio, em emergências e calamidades públicas. A FN é composta por policiais e bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia com atuação em todo o território nacional mediante autorização do Ministério da Justiça.

A sargento da PM, Auriane Carmo, conta que a experiência tem enriquecido sua profissão, principalmente pela integração dos agentes das forças de segurança no curso. O compartilhar de aprendizado e vivências, características de cada instituição, desenvolve ainda mais o instinto de servir e proteger a população.

Aluna do curso, a sargento da PM, Auriane Carmo

"É satisfatório termos esse conhecimento no local em que moramos. A experiência está sendo maravilhosa. O curso é muito bom, os instrutores extremamente capacitados, e a troca de conhecimentos e experiências entre as instituições está sendo enriquecedora. Estou feliz e a expectativa é ser convocada para servir", enfatizou a militar.

Especificamente para a Segurança Pública, a Direção Defensiva ensina, taticamente, o profissional a conduzir de forma preventiva, ofensiva e evasiva a viatura em situações de conflito ou perseguição. Em via pública, o ensinamento também se estende a manter a segurança dos civis. 

Aluna do curso, cabo do Corpo de Bombeiros, Cleuci Martins

"O treinamento de direção defensiva nos dá especialização em atuar em diversas situações. Podemos ser acionados para atuar em áreas hostis, áreas de conflito, áreas urbanas, onde vai demandar necessidade de conhecimento e compreensão de todos os operadores de fuga", explicou a cabo do Corpo de Bombeiros, Cleuci Martins.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!