Vale do Jari recebe serviços voltados à agricultura familiar durante a 2ª Caravana Governamental Rural do Governo do Amapá
Ação itinerante ocorre desde sexta-feira, 4, com importantes ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e desenvolvimento rural.

Cerca de 200 agricultores familiares do Vale do Jari foram beneficiados com serviços voltados ao desenvolvimento rural pelo Governo do Amapá durante a 2ª Caravana Governamental Rural, que ocorre desde sexta-feira, 4, em Laranjal do Jari.
Na ação, são oferecidos serviços de emissão e atualização dos cadastros Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do cadastro Ambiental Rural (CAR), orientação de normas sanitárias animal e vegetal, cadastro para divulgação turística nacional, levantamento de demandas e prestação de assessoria técnica especializada nas áreas de pesca e piscicultura, e o microcrédito rural pela Agência Cactvs, operadora de crédito a serviço da Caixa Econômica Federal.
Os trabalhos integrados são coordenados pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), e as Secretarias de Estado do Turismo (Setur) e Pesca e Aquicultura (SEPAq). Essa foi a oportunidade que Dona Mirssilene Viana viu para receber o título definitivo de seu terreno.
"É uma emoção muito grande participar desse momento. Espero a muitos anos por esse documento e hoje estou aqui recebendo, é uma vitória, é a garantia que hoje o terreno é meu. Isso eu almejo há décadas e hoje esse sonho se realizou. Era difícil ir a Macapá e com a Caravana consegui realizar esse sonho em poucos minutos", celebrou dona Mirssilene.

Para o diretor-presidente do Amapá Terras, Reneval Tupinambá, o Governo do Amapá acertou ao inverter a lógica "Ao invés do cidadão procurar o governo, o governo é que vai ao encontro do cidadão, com as caravanas governamentais, mutirões de regularização fundiária e do trabalho de campo", enfatizou.
A agricultora Daniela Pantoja foi em busca de informações sobre a documentação de sua propriedade e declarou estar satisfeita com o resultado.
"Recebi um atendimento de excelência, consegui tirar minhas dúvidas e dei entrada com todos os documentos que tenho do terreno, podendo em breve receber o meu título definitivo" afirmou Daniela.

Para Jorge Rafael, diretor-presidente do Rurap, a Caravana Governamental possibilita um atendimento rápido e seguro.
"Esse trabalho é realizado por várias secretarias de governo possibilitando inúmeros atendimentos. A meta é agregar serviços que estejam à disposição do agricultor possibilitando que ele seja ouvido, resolva suas pendências documentais e acesse políticas públicas", pontuou o diretor.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!