Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Governo do Amapá emite licença que autoriza operação da Petrobras no Centro de Fauna, em Oiapoque

O licenciamento ambiental dá continuidade ao processo, que agora depende de autorização do Ibama para o funcionamento.

Por Alexandra Flexa
06/04/2025 17h50
Petrobrás apresentou a maior estrutura de pronta resposta do Brasil para a Costa do Amapá ao governador Clécio Luís em janeiro deste ano

O Governo do Amapá concedeu a licença de autorização oficial à Petrobras, para operar no Centro de Triagem, Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestres (Cetras), localizado no extremo norte do estado, no município de Oiapoque. O documento foi expedido na última sexta-feira, 4, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). 

O Cetras, que já está pronto para operação, foi construído para atender animais silvestres, especialmente aqueles afetados por incidentes relacionados a atividades petrolíferas, como a fauna oleada. A unidade de atendimento, faz parte do processo que licencia a exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amapá, que durante a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente teve duas propostas aprovadas para a exploração de petróleo e gás. 

A licença ambiental dá prosseguimento ao processo que, a partir de agora, necessita apenas de inspeção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), para autorizar o funcionamento.

“Esse era o último requisito para a licença e o Centro deveria ter sido uma condicionante, para que pudéssemos nos preparar da melhor maneira possível, sem abrir mão das questões ambientais. A unidade de fauna em Oiapoque foi licenciada pela nossa Secretaria de Meio Ambiente, atendendo a todos os requisitos, e agora foi concluída. Esperamos em breve conquistar a licença para pesquisar a nossa costa do Amapá, explorar esse recurso e financiar o desenvolvimento do nosso estado”, destacou o governador Clécio Luís. 

Governador Clécio Luís durante seminário sobre a Margem Equatorial e Políticas Públicas em Brasília (DF)

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça, explica que o processo de licenciamento ambiental do Cetras foi conduzido de forma minuciosa e que a autorização é um importante passo para o progresso do estado. 

Taísa Mendonça, secretária de Estado do Meio Ambiente

“A emissão do licenciamento ambiental do Centro é uma das conquistas da gestão do governador Clécio Luís, que defende o desenvolvimento sustentável associado aos melhores indicadores ambientais do país, um momento memorável na história do Estado do Amapá que avança como modelo econômico sustentável”, enfatizou Taísa. 

Aprovação das propostas de exploração de petróleo e gás durante a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

Processo de licenciamento

A empresa Engenharia Ambiental e Meio Ambiente Ltda., contratada pela Petrobras, iniciou o processo em setembro de 2024 com a solicitação do Termo de Referência para o Centro. Em novembro do mesmo ano, a empresa requereu as Licenças Prévia e de Instalação. 

Após análise por parte da equipe técnica da Sema e vistoria in loco, que ocorreu em novembro de 2024, as licenças foram emitidas pela Secretaria de Meio Ambiente em dezembro. Com o cumprimento das condicionantes estabelecidas nas duas licenças, a estatal solicitou, em março deste ano a licença de operação, a qual foi concedida na última sexta-feira, 4.

Equipe técnica da Sema na Conferência de Meio Ambiente em que uma das pautas aprovadas foi a exploração do petróleo

O processo de licenciamento trifásico durou 4 meses e 12 dias, conforme os trâmites legais e ambientais exigidos. Durante o período de licenciamento, a equipe técnica especializada da Sema participou de uma visita técnica ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna Mineral, localizado em Belém no Pará, em setembro de 2024. A visita foi realizada a convite da empresa e foi seguida de um curso de capacitação remota para os técnicos, abordando práticas de reabilitação e manejo da fauna afetada por óleo e substâncias poluentes. 

Além disso, a empresa continuará a oferecer aos técnicos da Sema ao longo de 2025 diversos cursos onlines específicos para os procedimentos de manejo de fauna oleada e outros temas relacionados às atividades petrolíferas na Margem Equatorial, onde o bloco FZA-M-59, da Petrobras, está localizado.

Este bloco está situado a mais de 540 quilômetros da foz do Rio Amazonas, em águas profundas da costa do Amapá, onde a Petrobras pretende iniciar a perfuração para pesquisar a existência de petróleo. 

Empresa contratada pela Petrobras deverá promover cursos aos técnicos da Sema sobre manejo de fauna oleada e outros temas

O Cetras

O Centro de Oiapoque funcionará como um hospital especializado para a fauna local e está equipado com atendimento, ambulatório, salas de estabilização, centro cirúrgico, dentre outros espaços dedicados ao atendimento de aves, mamíferos marinhos, tartarugas, golfinhos e peixes-boi.

A unidade do Amapá trabalhará em conjunto com o Centro de Despetrolização e Reabilitação de Fauna em Belém, no Pará, garantindo um atendimento abrangente e eficaz à fauna da região.

A instalação, é uma importante medida de preservação ambiental e de mitigação dos impactos ambientais das atividades petrolíferas na região, contribuindo para a proteção da biodiversidade da margem equatorial brasileira. 

Cetras em Oiapoque está pronto para operação

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!