Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COP DA AMAZÔNIA

Pré-COP30: Governo do Amapá debate ações em andamento pelas Secretarias de Estado em preparação para Conferência do Clima no Pará

Agenda ambiental e climática, voltada ao desenvolvimento econômico mantendo a floresta em pé e o respeito aos povos da região, será apresentada pelo Amapá no evento global.

Por Gian Pantoja
12/04/2025 10h01
Treze secretarias participaram da reunião do Governo do Estado para abordar iniciativas que serão apresentadas na COP30

O Governo do Amapá promoveu uma reunião entre as Secretarias de Estado para debater e pontuar, de forma preliminar, as iniciativas em andamento por cada pasta em relação à participação do estado na Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em novembro em Belém, no Pará.

Com a iniciativa, coordenada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), o Governo do Estado dá um passo importante na organização da agenda ambiental e climática, voltada ao desenvolvimento econômico mantendo a floresta em pé e o respeito aos povos da região, que será apresentada pelo Amapá no evento global, tornando-o um dos protagonistas na COP da Amazônia.

“Estas ações que estamos encampando hoje chamamos de Pré-cop, onde buscamos trazer investidores e investimentos, potencializando aquilo que temos na área da bioeconomia dentre outros”, destacou o diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Vilhena, que pontuou, ainda, que a organização foca em três movimentos básicos: pré-COP, COP e pós-COP.

Taísa Mendonça, gestora da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), destacou que o Amapá vem alinhando as informações sobre tudo que diz respeito ao meio ambiente como, zoneamento ecológico e o novo Código Ambiental para serem apresentados durante a COP-30.

“Temos os melhores indicadores do país como o estado mais preservado e que busca o desenvolvimento sustentável como modelo econômico eficaz, que respeita a natureza e o modo de vida dos povos tradicionais”, enfatizou a secretária.

O encontro foi coordenado pela Fapeap em Macapá, na Secretaria de Estado da Ciencia, Tecnologia e Inovação (Setec)

Três eixos de ações

A Pré-COP destaca a organização e a participação em eventos prévios à Conferência do Clima, bem como a preparação do Amapá para divulgar os resultados concretos durante a conferência. O evento será tratado como uma vitrine para expor as ações já realizadas previamente, onde o Amapá se posicionará com uma carta de projetos organizada e vendável.

No final do evento global, o Amapá dará continuidade às ações por meio da criação e manutenção de um grupo de trabalho permanente, que fará o acompanhamento da implementação dos resultados e compromissos firmados durante e antes da COP30.

A organização foca em três movimentos básicos: pré-COP, COP e pós-COP

Já no que se refere ao financiamento das ações, a coordenação geral propôs a utilização dos orçamentos das próprias secretarias, destinados às ações do Plano de Governo, para financiamento via Fapeap por meio de projetos de pesquisa, popularização da ciência ou compra de equipamentos.

Foi definido ainda que a execução técnica dos projetos será feita por pesquisadores altamente qualificados, em parceria com a secretaria de origem. No final do encontro, os gestores decidiram se reunir semanalmente para alinhar as demandas e finalizar a carta de projetos estruturantes, com clareza de objetivos, custos e impactos.

Participaram da reunião as Secretarias de Estado da Comunicação (Secom), Relações Internacionais (Amapá Internacional), Governo (Segov), Meio Ambiente (Sema), Juventude (Sejuv), Cultura (Secult), Casa Civil, Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Educação (Seed) e Planejamento (Seplan), além da Procuradoria-Geral do Estado, aFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) e a Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!