Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARABÉNS MUSEU SACACA

Museu Sacaca comemora 23 anos de exposição a céu aberto em Macapá com programação cultural e passeio ciclístico

Com atividades gratuitas para toda a família, a celebração promovida pelo Governo do Amapá também incluiu exposições científicas e feiras de produtos do campo, artesanato e o tradicional Museu Vivo.

Por Thaysa Ruane
14/04/2025 10h33
A festa promovida pelo Governo do Amapá em celebração ao museu contou com programação diversificada

O Museu Sacaca comemorou o 23º aniversário da Exposição a Céu Aberto com uma programação completa para todas as idades, celebrando a cultura amazônica amapaense representada em cada ambientação, bem no “coração” de Macapá. 

Com o tema “Guardião da Amazônia Amapaense: Cultura e Natureza em Harmonia”, a festa promovida pelo Governo do Amapá no sábado, 12, contou com o tradicional Museu Vivo, exposições científicas e fotográficas, além de um happy hour com artistas da terra.

1ª edição do Passeio Ciclístico do Museu Sacaca reuniu ciclistas e entusiastas na orla de Macapá, com percurso até o museu

A programação iniciou com a 1ª edição do Passeio Ciclístico do Museu Sacaca, com saída do Trapiche Santa Inês, que com muita animação percorreu as ruas da capital pela "Trilha dos Guardiões". A atividade contou com apoio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e das equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, com suporte durante todo o trajeto. 

Anne Góes (1ª à direita), integrante do grupo “Pedal sem destino”

"Viemos participar de mais um pedal com nosso grupo e comemorando 23 anos do Museu Sacaca, saímos de Santana às 6h da manhã e é uma alegria fazer parte dessa festa", declarou Anne Góes, integrante do grupo “Pedal sem destino”, que participou da programação com a família.

Na chegada do percurso, os ciclistas curtiram ainda a Zumba Alegria, do município de Tartarugalzinho, além do tradicional corte do bolo com a presença da família do doutor das florestas, Raimundo dos Santos Souza - o Mestre Sacaca, que dá nome ao museu. Esse ano, Márcio Souza, neto de Sacaca, participou das homenagens vestido de Rei Momo, uma figura emblemática do carnaval e que também fez parte da vida do mestre.

Celebração contou com feira de artesanato indígena e exposições científicas e fotográficas

O evento foi coordenado pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e contou com a participação dos municípios de Tartarugalzinho e Laranjal do Jari, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Inorte, Tratalix, além das Secretarias de Governo. O diretor-presidente do Iepa, André Abdon, falou sobre a comemoração e já projetou o centenário do Mestre Sacaca para 2026.

André Abdon, diretor-presidente do Iepa

"São 23 anos desse ambiente maravilhoso que reflete a vida do nosso povo, da nossa gente, tudo que envolve o amazônida está aqui dentro desse lugar de lazer, entretenimento, cultura, turismo, de relevada importância para o Estado do Amapá, e até mesmo para o mundo. Em 2026 temos o centenário do Mestre Sacaca e já estamos projetando, juntamente com a família, uma festa tão linda quanto essa para celebrar o nosso doutor da floresta", contou Abdon.

Programação contou com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Amapá

A programação também incluiu passeio no barco Regatão, feiras de artesanato, oficinas de biojoias e plantas medicinais, além da exposição fotográfica "Encanto das Aves: ritmos e cores da Amazônia", finalizando com um happy hour ao som de Zé Miguel e Fabrício Camorim. 

Maria Alice Fonseca, de 46 anos, visitou o museu e se emocionou ao relembrar a infância

A restauradora de Arte Sacra, Maria Alice Fonseca, de 76 anos, aproveitou o sábado para curtir a programação e se emocionou ao lembrar da infância quando visitou o barco Regatão.

"Gostei de tudo porque tudo é lembrança da minha infância, a gente morava no interior, vivia no meio do peixe, do açaí, do camarão, andava de barco, de montaria (canoa). Lembrei de tudo isso quando entrei no regatão, hoje foi um dia de memórias para mim", finalizou Alice, emocionada.

Para o próximo ano, a administração do museu e familiares de Sacaca programam grande festa pelo centenário do mestre

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!