Governos do Amapá e Federal promovem mutirão de atendimento para mais de 200 agricultores em Macapá
Momento realizado no bairro Fazendinha contou com emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar e orientações para adquirir financiamentos flexíveis.

Uma parceria entre os Governos do Amapá e Federal promoveu um mutirão com mais de 200 atendimentos rurais na segunda-feira, 14, para fortalecimento da agricultura familiar no estado. A ação contou com emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e da oferta de propostas de microcrédito rural.
A ação coordenada pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) contou com o apoio dos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Foram atendidos moradores das comunidades Anauerapucu, Cinco Chagas do Matapi, Coração, Ilha de Santana, Polo e Minipolo da Fazendinha, de Santana, dos Km 9, Km 12, Linha F, Vila do Trem e BR-210, de Macapá.
Em discurso, o vice-governador, Teles Júnior, explicou que a descentralização de microcrédito para Caixa Econômica começou aqui pelo Amapá, uma política inovadora, com mais de R$ 1 bilhão destinado ao microcrédito.
"Se nós quisermos prosperidade no Amapá, temos que pensar e trabalhar com as pessoas do campo. É pelas mãos dos agricultores que podemos alcançar o sucesso, porque vocês estão produzindo, estão gerando renda e riqueza. Nós temos 150 milhões de reais disponíveis só para o micro crédito na Caixa Econômica e no Basa para atender a agricultura familiar. Atualmente o Amapá está comprando de outros estados, R$ 3,7 milhões, todo ano, de alimentos que poderiam ser produzidos por agricultores amapaenses. Esse dinheiro poderia estar circulando aqui dentro do Estado", reforçou Teles.

Os financiamentos oferecidos cobrem necessidades de investimento e custeio, com prazos de reembolso flexíveis até 3 anos de carência e um bônus de adimplência de até 40% do valor financiado, conforme a atividade financiada para quem honrar o pagamento em dia. Tudo isso com apenas 0.5% de juros ao ano. O crédito é liberado de acordo com o cronograma de aplicação dos recursos e segue as normas do Manual de Crédito Rural (MCR).
"Nosso compromisso é garantir que os pequenos produtores tenham acesso às políticas públicas do governo federal que fortalecem a economia local, geram emprego e melhoram a qualidade de vida das famílias do campo. São várias linhas de crédito. O governo precisa estar junto, governo federal, estadual e municipal, para a política acontecer. E nós estamos juntos", garantiu o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Com esse mutirão, o Governo do Amapá e o Governo Federal reafirmam o compromisso de apoiar quem faz a agricultura familiar acontecer, fortalecendo a produção rural, a economia do estado, a segurança alimentar e o desenvolvimento das comunidades. O diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael, enfatizou o impacto direto do mutirão nas comunidades.
"Estamos levando atendimento qualificado e facilitando o acesso ao crédito para as pessoas que produzem e vivem no campo e na floresta. Não há como evoluir na produção de alimentos, aumentar o emprego e renda no campo e melhorar a vida das pessoas sem garantir investimento na agricultura familiar. É isso que estamos fazendo", pontuou Rafael.

Durante o atendimento, agricultoras como Eucicleide da Costa, moradora da comunidade Coração, relataram a importância do acesso ao crédito rural. "Tenho certeza que esse apoio vai me ajudar a aumentar a minha produção e a renda da minha família. Para quem vive da terra, esse crédito é um gesto de confiança do governo federal e do estado no nosso trabalho e é uma esperança para todos nós", comentou.
Ana Maria da Costa, produtora do distrito de Anauerapucu, também ressaltou a relevância do Cadastro da Agricultura Familiar. "O CAF abre as portas para a gente participar não só para o crédito mas para vários programas do governo federal e do estado. Podemos até vender a nossa produção para o governo como já fizemos no PAA de Santana", destacou.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!