Governo do Amapá assina acordo de cooperação com Guiana Francesa para fortalecer educação transfronteiriça
O acordo vai permitir que instituições de ensino de Oiapoque e São Jorge promovam ações educacionais interculturais.

Para continuar os esforços de fortalecer as relações internacionais, o Governo do Amapá assinou na segunda-feira, 14, um acordo de cooperação com a Guiana Francesa que vai facilitar ações educacionais nas cidades de fronteira dos dois países. A assinatura aconteceu no campus binacional da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no município de Oiapoque.
Na prática, o acordo vai permitir que instituições de ensino de Oiapoque e São Jorge desenvolvam projetos que aproximem alunos, professores e servidores públicos dos dois países, por meio de ações educativas, intercâmbios acadêmicos e formações para professores.


“Este dia torna oficial um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de um ano pela Secretaria de Estado da Educação. A partir deste momento, estaremos empenhados em fortalecer os laços de amizade transfronteiriça, reconhecendo a importância das pessoas que vivem nesses territórios”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
Também participam do acordo o Instituto Federal do Amapá (Ifap), a Unifap e a Prefeitura Municipal de Oiapoque. Para o reitor do Ifap, Romaro Antônio, o acordo representa uma oportunidade para o país combater o isolamento linguístico, com mobilidade acadêmica.

“Nosso desejo é que essa parceria avance em intercâmbios, na valorização do conhecimento técnico e na inclusão de comunidades tradicionais. Reduzir desigualdades históricas e promover o desenvolvimento humano com sustentabilidade, ciência e inovação é o nosso compromisso”, afirmou o reitor.
Para celebrar a assinatura, estudantes dos dois países apresentaram danças e músicas típicas de cada localidade, celebrando o intercâmbio cultural. Para a estudante da Escola Estadual Joaquim Caetano, Gabriely Miranda, de 14 anos, o acordo representa oportunidades de aprender melhor a língua francesa.
“Acho muito bom, porque a nossa escola tem poucos alunos que falam francês, então assim vamos conseguir aprender mais, e isso é muito bom para nós estudantes do Oiapoque. Estou ansiosa pros projetos que vão acontecer”, contou a aluna.


Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!