Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASTRONOMIA NO MEIO DO MUNDO

‘Caravana Azul’: planetário móvel do Governo do Amapá chega ao Residencial Miracema em ação de conscientização sobre autismo

A atividade integra a programação que busca conscientizar sobre o tema e fortalecer serviços sociais públicos para a população.

Por Flávio Sousa
16/04/2025 17h45
Programação educativa leva ciência e astronomia para crianças e adolescentes de forma itinerante
Programação educativa leva ciência e astronomia para crianças e adolescentes de forma itinerante
Foto: Sal Lima/GEA

Como parte da campanha “Abril Azul”, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo do Amapá promoveu a “Caravana Azul - Amapá de Inclusão”, nesta quarta-feira, 16, na Escola Estadual Professor Carlos Alberto Viana Marques, no Residencial Miracema, na Zona Norte de Macapá. A ação contou com a participação do projeto Astronomia no Meio do Mundo, que trouxe o planetário móvel para proporcionar uma experiência imersiva e educativa aos alunos.

O equipamento, gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), é uma ferramenta pedagógica que promove o aprendizado por meio de uma abordagem lúdica e interdisciplinar. As sessões são baseadas nos princípios da Nova Educação, o que permite aos professores ampliar discussões em sala de aula, incentivando o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes. 

Ana Beatriz Teixeira, de 10 anos
Ana Beatriz Teixeira, de 10 anos
Foto: Flávio Sousa/Setec

Animada, sorridente e ansiosa para entrar na cúpula do planetário, Ana Beatriz Teixeira, de 10 anos, não conseguiu conter a emoção. A estudante contou que ficou encantada com o que viu, que não tinha dimensão do quão grandioso é o universo, e que ficou muito curiosa para aprender mais nas aulas de geografia.

"Quando entrei, parecia que eu tinha viajado para outro mundo, eu nunca vi nada tão incrível desse jeito. A lua parecia que estava tão perto. Agora quero aprender tudo sobre os planetas, as galáxias e como tudo isso funciona!", completou Ana Beatriz, com os olhos brilhando de empolgação. 

Crianças fizeram fila para conhecer o planetário que conta com tecnologia imersiva de ponta, e suporta até 30 pessoas por vez
Crianças fizeram fila para conhecer o planetário que conta com tecnologia imersiva de ponta, e suporta até 30 pessoas por vez
Foto: Flávio Sousa/Setec

Edileia Azevedo, diretora da Escola Estadual Professor Carlos Alberto Viana Marques, destacou a importância do projeto "Astronomia do Meio do Mundo" para as crianças. Segundo a gestora, a iniciativa leva conhecimento de forma lúdica e imersiva, que contribui significativamente para o aprendizado dos alunos. 

Edileia Azevedo, diretora da escola
Edileia Azevedo, diretora da escola
Foto: Flávio Sousa/Setec

"Esse projeto é uma oportunidade incrível para as nossas crianças. Muitas vezes, elas não têm acesso a esse tipo de conteúdo, e a forma como o planetário apresenta o universo, desperta o interesse e facilita o aprendizado delas", destacou a diretora. 

Com uma cúpula inflável equipada com tecnologia de ponta, que inclui projetor de realidade aumentada em 360°, caixa de som e ar-condicionado portátil, o espaço comporta até 30 pessoas por sessão e simula planetas, estrelas, buracos negros e constelações. O objetivo é apresentar o universo, mas de uma forma divertida, descontraída, mas com muito aprendizado em alta tecnologia. 

Josirlan Afonso, gerente de Núcleo de Popularização Científica da Setec
Josirlan Afonso, gerente de Núcleo de Popularização Científica da Setec
Foto: Sal Lima/GEA

"O planetário é mais do que um espetáculo visual, as sessões são cuidadosamente elaboradas com base nos princípios da Nova Educação, que promove o aprendizado de forma lúdica e interdisciplinar. Os temas abordados durante as apresentações são integrados a conteúdos transversais, o que permite aos professores expandirem o debate em sala de aula, estimulando o pensamento crítico e a criatividade dos alunos", explicou Josirlan Afonso, gerente de Núcleo de Popularização Científica da Setec. 

O projeto faz parte do Plano de Gestão do Governo do Amapá, que busca popularizar a ciência e tecnologia, com a expectativa de que centenas de estudantes tenham a oportunidade de vivenciar a astronomia de forma acessível e encantadora, despertando interesses e contribuindo para a formação de uma nova geração de pensadores e inovadores.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!