Mais Sorriso: Governo do Amapá inicia entrega de próteses dentárias para idosos e ribeirinhos de Santana
Programa amplia o acesso à saúde bucal, promovendo a restauração do sorriso, além de melhorar a mastigação, a fala e a autoestima dos pacientes.

O programa Mais Sorriso, do Governo do Amapá, iniciou na segunda-feira, 12, a entrega das 15 primeiras próteses dentárias para idosos e ribeirinhos em vulnerabilidade social de Santana. A iniciativa, em parceria com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município, amplia o acesso da população à saúde bucal.
O trabalho é executado pelo CEO estadual, que esteve em Santana no dia 28 de fevereiro, para a triagem e moldagem das próteses, que ficam prontas num prazo de 40 dias. A estrutura é utilizada para substituir dentes ausentes, assim como outras partes da gengiva ou ossos, promovendo a restauração do sorriso, além de melhorar a mastigação, a fala e a autoestima.

O coordenador estadual de Saúde Bucal da Sesa, Daniel Moraes, destaca que a parceria entre os CEOs do Estado e Município é essencial para a realização do tratamento odontológico, garantindo maior qualidade de vida, bem-estar e autoestima dos pacientes.
“O CEO de Santana, com gestão municipal, entrou em contato e por conta de uma alta demanda, e solicitaram esse apoio. Nós enquanto Governo do Estado, prontamente fizemos o planejamento para viabilizar a entrega dessas próteses para reabilitação oral, o que representa muito além da estética. Essa iniciativa devolve principalmente a mastigação, qualidade de vida e dignidade, transformando de fato cada paciente", ressalta o coordenador.

O programa Mais Sorriso é um compromisso do Plano de Governo, lançado em 2023, criado para reorganizar e ampliar as intervenções em saúde bucal na rede estadual de saúde, chegando às comunidades mais distantes como ribeirinhas, quilombolas e indígenas.
O coordenador de Saúde Bucal de Santana, Ricardo Lima, explica que a parceria entre governo e prefeitura ocorreu após uma visita da coordenadora do Mais Sorriso, a cirurgiã dentista Priscilla Flores, primeira-dama do Estado, que viu a necessidade do programa aos santanenses.
“A doutora Priscilla veio até o município de Santana, verificou a demanda e teve a sensibilidade de nos ajudar, para poder dar início a essa nossa atividade. A prótese dentária substitui um ou mais dentes perdidos, devolvendo estética, função, mas, sobretudo, devolvendo saúde, que é o que nós queremos para o nosso paciente", pontuou Lima.

A diretora municipal do CEO em Santana, Wilcilene França, comemorou a conquista do centro em oferecer esse atendimento especializado a cada 40 dias.
“Nós estamos aqui para fazer a entrega das primeiras 15 próteses dentárias que foram fornecidas para pacientes em vulnerabilidade social, idosos e ribeirinhos. Essas próteses são resultado de uma parceria importante que busca devolver o sorriso dessas pessoas que tanto precisam e vamos continuar entregando a cada 40 dias", celebrou a diretora.
O objetivo é reduzir a fila de espera para a prótese em Santana. Ao menos 200 pessoas aguardam a assistência. O CEO estadual faz a triagem e dá encaminhamentos a novos pacientes.

Serviço
Em Macapá, para conseguir agendamento para prótese dentária, o paciente precisa levar na recepção do CEO Estadual, cópias do encaminhamento (emitido por um dentista de uma UBS), RG e CPF e comprovante de endereço com CEP.
A unidade fica localizada na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Macapá, entre as ruas Jovino Dinoá e Odilardo Silva, atrás do Hospital Alberto Lima (Hcal). E funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com atendimentos gratuitos pelo SUS.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!