Governo do Amapá promove troca de saberes tradicionais indígenas com profissionais da saúde
Encontro na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também ouviu as necessidades dos povos originários no atendimento na rede pública hospitalar.

O Governo do Amapá promoveu um dia de troca de saberes e de valorização da cultura indígena do estado. Na terça-feira, 22, os profissionais de saúde participaram de uma exposição de artesanatos com grafismos tradicionais, pintura corporal, culinária e lançamento de livros sobre os povos originários.

A programação, que ocorreu na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi organizada pela Coordenação de Saúde Indígena e contou com lideranças de várias etnias, que falaram sobre os desafios ao buscar serviços na rede hospitalar e dos avanços implementados pelo governo para recebê-los, como enfermarias com redes e tradutores nas unidades.
“Esse foi um encontro para aproximar ainda mais a saúde pública dos povos indígenas para reforçar a importância desse diálogo, pois assim entendemos quais são as reais necessidades e quais as políticas públicas em saúde que devemos implantar nas unidades hospitalares", explica Alessandra Macial, coordenadora estadual de Saúde Indígena (Coesi) da Sesa.

O encontro contou com a participação de indígenas de 8 etnias do estado: Apalai, Waiana, Tiriyó, Kaxuyana, que são do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, região Sudoeste; os Wajãpi, da região Central do município de Pedra Branca do Amapari; e os Galibi Marworno, Palikur, Karipuna do extremo Norte do Amapá, que trouxeram artefatos para exposição, técnicas da pintura corporal e a riqueza do conhecimento cultural de seus povos.
“Essa iniciativa da Secretaria de Saúde é muito importante, pois somos diversos povos, cada um com sua necessidade e para ter melhorias é necessário esse diálogo. Já avançamos muito, hoje a estrutura de Governo do Amapá atende nossas necessidades", reforçou o cacique Arinaware Apalai Waiana, presidente da Associação Indígena APIWA.

O Governo do Estado aumentou de maneira significativa o alcance à saúde para os povos originários, a exemplo de ações nas aldeias e dos investimentos no Hospital Estadual de Oiapoque, com o Núcleo Estadual de Saúde Indígena (Nesi), que foi entregue pelo governador Clécio Luís em 2024.

“Anos atrás um paciente indígena não sabia explicar sua doença para o médico e hoje isso é diferente, tem intérprete indígena no hospital e agora o médico pode entender nossa doença. Isso mostra a valorização da nossa língua materna e que o Governo do Estado não pode desistir do seu objetivo, valorizando o movimento indígena", destacou o cacique Aikyry Waiãpi, presidente da Associação Indígena Wajãpi.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!