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‘Amapá de Inclusão’: 83 professores da rede de ensino estadual recebem capacitação profissional sobre o Plano Educacional Individualizado em Macapá

Oficina do Governo do Amapá tem o objetivo de fortalecer a atuação dos professores de sala comum, para que eles se tornem multiplicadores do processo educacional inclusivo. 

Por Breno Pantoja
25/04/2025 08h00
A iniciativa busca ir além dos três dias de formação, alcançando todos os professores da rede estadual

Dando continuidade à programação do "Abril Azul", mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo do Amapá iniciou na quarta-feira, 23, uma oficina sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) no Centro Raimundo Nonato, em Macapá. A formação, que segue até esta sexta-feira, 25, contempla 83 educadores em duas turmas: 45 no período da tarde e 38 pela manhã.

A oficina coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), faz parte do projeto "Amapá de Inclusão" e tem como foco capacitar professores da rede estadual no desenvolvimento e aplicação prática do PEI, documento pedagógico que busca adaptar o ensino às necessidades específicas de cada estudante.

A oficina é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e faz parte do projeto ″Amapá de Inclusão″
Sandra de Oliveira, gerente de Articulação de Projetos Inclusivos da Seed

De acordo com Sandra de Oliveira, gerente de Articulação de Projetos Inclusivos da Seed, o objetivo da capacitação é fortalecer a atuação dos professores de sala comum para que eles se tornem multiplicadores do processo educacional inclusivo.

“Nós estamos utilizando rodas de conversa, palestras, trocas de experiências e oficinas práticas para que os educadores compreendam cada etapa do PEI e possam aplicá-lo em suas escolas, com a participação ativa de toda a comunidade escolar, incluindo as famílias”, explicou Sandra.

Uma das metodologias da oficina é a troca de experiências entre os educadores

O que é o PEI e como funciona?

O Plano Educacional Individualizado é um instrumento pedagógico personalizado que busca atender as necessidades educacionais específicas e organizar estratégias de ensino para estudantes que precisam de apoio, como aqueles com deficiência, TEA, altas habilidades ou superdotação.

O PEI passa por etapas como a anamnese, estudo de caso, observações pedagógicas e elaboração de metas, respeitando o perfil de cada aluno nas dimensões sociais, emocionais, cognitivas e motoras. O principal objetivo é criar uma estratégia de ensino adaptada às necessidades individuais, garantindo desenvolvimento pleno e participação ativa na vida escolar.

A iniciativa busca ir além dos três dias de formação. Segundo Sandra, a demanda crescente de estudantes com TEA reforça a necessidade de ações continuadas que envolvam toda a comunidade escolar e a família como agentes ativos da inclusão.  A ação vai ter continuidade nas escolas, alcançando todos os professores da rede estadual.

O momento conta com conteúdo teórico e prático

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ÁREA: Educação