Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Iapen registra marco histórico com prisão em flagrante de 10 visitantes que tentavam entrar com drogas e materiais ilícitos no instituto

Das prisões no sábado, 26, e neste domingo, 27, durante o processo de revista, na entrada de visitantes, 4 foram autuadas por tráfico de drogas.

Por Marcelle Corrêa
28/04/2025 08h00
Mulheres foram flagradas pelo scanner corporal

Com o trabalho contínuo de reforço nas medidas de segurança no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), policiais penais identificaram e prenderam em flagrante 10 visitantes que tentaram entrar na instituição com grandes quantidades de entorpecentes e outros materiais ilícitos. Das detidas, quatro foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas.

A abordagem às suspeitas aconteceu no sábado, 26, e neste domingo, 27, durante o processo de revista pela passagem no "scanner corporal", no horário de entrada de visitantes. De acordo com o diretor do Iapen, delegado Luiz Carlos Gomes Júnior, o fato é histórico no sistema penitenciário do Amapá.

"Neste fim de semana, a penitenciária masculina, conhecida como 'Cadeião', alcançou um feito inédito: a prisão de 10 visitantes em flagrante, acusados de tentar introduzir materiais ilícitos na unidade. Esse resultado é atribuído às recentes mudanças na gestão penitenciária, que incluíram a redistribuição e rotatividade de servidores entre as unidades prisionais, viabilizadas com a nomeação, pelo governador Clécio Luís, da última turma de 250 novos policiais penais,  aprovados no concurso público", frisou Luiz Carlos.

Em maio do ano passado, o Iapen instituiu novas regras para entrada de visitantes e alimentação na unidade

O diretor do instituto destacou ainda que o resultado positivo do trabalho de revistas e fiscalização no ingresso de visitantes na sede penitenciária é indicativo dos bons resultados das medidas planejadas de segurança para o sistema prisional.

"A profissionalização, o reforço do nosso efetivo e o emprego dos nossos policiais penais de modo estratégico têm sido decisivos para o aprimoramento da segurança interna da penitenciária masculina", destacou o diretor.

As mulheres detidas foram levadas para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), do bairro Pacoval, em Macapá, onde foram encaminhadas às autoridades da Polícia Civil para as medidas cabíveis e legais que o caso requer juridicamente. O diretor do Iapen informou que, na esfera administrativa, todas as mulheres ficarão impedidas de realizar visitas enquanto aguardam julgamento e tempo da condenação.

Reforço no sistema penitenciário

Tendo a Segurança Pública como uma das prioridades da gestão, o governador Clécio Luís, já nomeou no total 390 policiais penais para desempenhar funções no Iapen. Essa ampliação do quadro funcional tem sido fundamental para fortalecer as ações de segurança nas unidades prisionais do estado. 

"Além das ações já implementadas, a unidade do 'Cadeião' passará por um plano estratégico ainda este ano, que inclui a regulamentação de procedimentos internos de segurança com regras mais rígidas, a proibição da entrada de aparelhos celulares e a revisão das normas de visitação. O objetivo é eliminar a comunicação ilegal dos detentos com o exterior e impedir a entrada de materiais ilícitos", adiantou o diretor do Iapen.

Luiz Carlos explica que essas medidas complementam as ações iniciadas em 2023, como o isolamento de lideranças criminosas e a transferência de cinco presos para presídios federais, que contribuíram para a significativa redução dos crimes violentos no estado. 

Em 2024, o Amapá registrou uma queda de 33,04% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), alcançando a melhor série histórica dos últimos 13 anos.  

"O ano de 2025 é visto como a consolidação das estratégias definidas em 2023 para o enfrentamento ao crime organizado, com a expectativa de manter e aprofundar os avanços já alcançados na segurança pública do Amapá, principalmente dentro do sistema penitenciário", definiu o diretor do Iapen. 

Cumprindo regras 

Em maio do ano passado, o Iapen instituiu novas regras para entrada de visitantes e alimentação na unidade. Já no início de junho de 2024, as novas prescrições entraram em vigor com as seguintes mudanças: apenas uma visita é liberada por semana e a entrada de alimentos é regulada para impedir o comércio ilegal dos produtos entre os internos.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), explica que as normas integram as estratégias de defesa da sociedade do Governo do Estado e seguem a política nacional de combate aos grupos criminosos definidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além disso, o sistema prisional do Amapá entra em conformidade com os demais presídios do país. O estado era o único que ainda mantinha o maior horário de visitação. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!