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MULTIPLICADORES DA INCLUSÃO

‘Todo mundo merece e precisa de respeito’, diz estudante durante formação do Governo do Amapá para aprimorar atendimento à população LGBTQIA+

Vitória Rebeca, de 13 anos, participou de evento que capacitou mais de 100 alunos para serem multiplicadores, além de profissionais da educação, saúde e assistência social.

Por Joyce Batista
30/04/2025 15h05
Estudante Vitória Rebeca, de 13 anos

O Governo do Amapá formou nesta quarta-feira, 30, cerca de 100 alunos da rede estadual de ensino em semeadores de inclusão e respeito dentro das escolas. O evento, que faz parte da programação de formação de Multiplicadores para o Atendimento à População LGBTQIA+, abordou a educação inclusiva e diversidade de gênero nas escolas por meio de palestras e dinâmicas participativas.

A estudante Vitória Rebeca, de 13 anos, aluna do 8º ano da Escola Estadual Prof.º José Firmino do Nascimento, em Macapá, participou do evento e destacou que esse tipo de atividade se faz necessária dentro do ambiente escolar, uma vez que ainda há a ocorrência de situações desrespeitosas ou a não compreensão da realidade do outro.

“Eu sou assumidamente LGBT e sempre converso com os meus colegas, tento fazer com que eles entendam que não tem nada de errado nisso. O respeito é fundamental e é obrigatório, todo mundo merece e precisa de respeito, assim como todo mundo precisa respeitar. Acho que é importante trabalhar isso nas escolas porque tem muitas daquelas ‘brincadeiras’, e eu acho que os eventos podem ajudar as pessoas a entenderem que não são obrigados a apoiar, mas que respeitar é fundamental”, afirma Vitória.

Formação de estudantes contou com dinâmicas
Formação foi conduzida pelo fisioterapeuta Luiz Valério Soares da Cunha Júnior

Nos dias 28 e 29 de abril, a formação também capacitou servidores da rede estadual da educação, saúde e assistência social, visando práticas antidiscriminatórias no acolhimento e prestação de serviços públicos. Os três dias de programação, realizados na Escola Estadual Barão do Rio Branco e na Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), foram conduzidos pelo fisioterapeuta Luiz Valério Soares da Cunha Júnior, mestrando em saúde coletiva pela Universidade de Pernambuco (UPE) e coordenador da Política Estadual de Atenção Integral à saúde da População LGBTQIA+ de Pernambuco.

Gerente de Protagonismo Estudantil da Seed, Andressa Nunes

"O objetivo é formar multiplicadores dentro das escolas para essa pauta tão importante, para falar do respeito com os outros alunos porque, infelizmente, nós ainda encontramos casos de homofobia, desrespeito e preconceito entre eles. Então, a gente está aqui em equipe para ajudar na formação de cidadãos que tenham respeito, ética e empatia dentro da sua escola”, explica a gerente de Protagonismo Estudantil da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Andressa Nunes.

A estudante Manuela Huk Gazel, de 17 anos, aluna do 3º ano da Escola Estadual Tiradentes, também achou essencial o envolvimento dos jovens e profissionais que atuam nas escolas e nos serviços básicos de atendimento. Para ela, esse tipo de formação impacta positivamente no dia a dia da população LGBTQIA+.

“Acho esses eventos de extrema importância, até porque muita gente não sabe como lidar com as pessoas que são da comunidade, não sabem respeitar, não entendem, muitas vezes criticam, julgam, pelo fato de ser diferente. As pessoas precisam ter esse campo de visão, entender, respeitar e aprender sobre isso, porque é algo que elas vão conviver no cotidiano, então elas têm que ter uma desenvoltura melhor em relação a isso”, disse Manuela.

Estudante Manuela Huk Gazel, de 17 anos

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ÁREA: Educação