Escola Estadual Barão do Rio Branco realiza Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com foco na justiça climática
Iniciativa integra etapa preparatória de evento estadual, e envolve protagonismo estudantil, projetos ambientais e eleição de delegados.

A Escola Estadual Barão do Rio Branco, localizada em Macapá, realizou nesta segunda-feira, 5, a sua 3ª Conferência Escolar Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A ação integra a programação da 4ª Conferência Estadual, promovida pelo Governo do Amapá, e aconteceu no cine Teatro territorial da instituição. O evento tem como objetivo principal estimular o protagonismo juvenil, a escuta ativa e a construção de projetos transformadores a partir das vivências escolares.
Com o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental foram desafiados a refletir sobre os impactos das mudanças climáticas em seus territórios e propor soluções sustentáveis. A conferência Coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) é uma das etapas que antecedem a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência e Tecnologia (MCTI).

Durante a preparação, os alunos participaram de rodas de conversa e atividades interativas sob orientação da professora de Ciências, Inara Furtado. A educadora destacou a importância da formação dos estudantes para além da sala de aula.

“O principal objetivo dessa conferência é colocar o nosso aluno como protagonista durante todo o processo. Eles elaboraram projetos com base no tema da justiça climática e também se candidataram como delegados para representar a escola na etapa estadual. Tivemos uma seleção interna, com seis projetos escolhidos para apresentação e três candidatas a delegada. Tudo isso culmina em um momento de cidadania e participação ativa", destacou Inara.

A conferência contou com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), que disponibilizou urnas eletrônicas para o processo de votação dos projetos e dos representantes. Após as apresentações, os estudantes exerceram seu direito ao voto, escolhendo o projeto e a delegada que representarão a escola na etapa estadual, marcada para agosto, em Macapá. O vencedor foi o "Projeto Ação - Águas Saudáveis", da delegada Kira Rosa e da sua Suplente Kyara Rocha.
A chefe da Educação Ambiental da Seed, Carla Nobre, também acompanhou a realização do evento na Barão do Rio Branco e destacou o papel essencial da etapa escolar.

“Essa é a etapa mais importante porque é dentro da escola que acontece o processo de troca, vivência e diálogo sobre a justiça climática. O Amapá conta hoje com 117 escolas participando dessa mobilização. Pela primeira vez, conseguimos envolver todos os municípios do estado, incluindo escolas urbanas, rurais, indígenas, quilombolas e do campo. Isso garante uma diversidade de ideias e experiências que será refletida na Conferência Estadual", afirmou Carla.

Neste momento o Amapá se encontra na segunda etapa, que são as Conferências nas Escolas, iniciadas no dia 28 de março e previstas para terminarem no dia 30 de junho.
A ação mobilizou cerca de 1,2 mil estudantes na instituição, e a conferência acontece em escolas estaduais de todos os municípios, e reforçando o compromisso da rede pública de ensino com a educação ambiental, equidade, inclusão e sustentabilidade. A delegação amapaense que seguirá para a Conferência Nacional, em outubro, em Brasília, e deve ser formada por 12 estudantes, 1 professor, 2 acompanhantes dos estudantes indígenas e Pessoas com Deficiência (PCD), e 2 acompanhantes da Comissão Organizadora Estadual.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!