Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Governo do Amapá articula recursos federais para famílias atingidas pelas fortes chuvas na Região dos Lagos

Tartarugalzinho, Pracuúba e Calçoene estão em situação de emergência e recebem ajuda humanitária.

Por Cristiane Nascimento
06/05/2025 15h00
Região dos Lagos enfrenta inundações e recebe apoio os Governos Estadual e Federal

Com articulação do Governo do Estado, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) autorizou o repasse de 1,4 milhão para Tartarugalzinho, Pracuúba e Calçoene. Os municípios estão em situação de emergência devido às fortes chuvas e alagamentos ocorridos na região desde 25 de abril.

DECRETOS DE REPASSE PARA TARTARUGALZINHO, PRACÚBA E CALÇOENE

O Governo do Amapá atua desde o início da ocorrência prestando total assistência à população. O governador do Estado Clécio Luís, se deslocou no domingo, 27 de abril, aos municípios e decretou situação de emergência na região. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assegurou a homologação de forma sumária da situação de emergência e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão federal do MIDR, reconheceu. Dessa forma, foi possível pleitear os recursos de assistência humanitária para as famílias atingidas.

“Nós fizemos o plano de trabalho, com um levantamento de todas as pessoas que foram prejudicadas, que já foram contempladas com cestas básicas, colchões, kit dormitório, kit limpeza, por meio de uma ação em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e esses valores foram liberados na íntegra conforme o plano que nós apresentamos. Esses valores serão distribuídos para essas famílias de acordo com as necessidades de cada uma delas”, detalhou o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Laurindo.

O Governo do Amapá atua desde o início da ocorrência prestando total assistência à população

As tratativas da gestão estadual para o amparo aos moradores da região continuam, assim como o acompanhamento da área para uma atuação rápida e imediata no caso de ocorrências de mais precipitações intensas e inundações.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realiza um monitoramento contínuo da pluviometria e da hidrometria do Estado, que acompanha o nível de todas as bacias hidrográficas e calhas de rios que podem atingir as populações do estado.

Em Tartarugalzinho 1.488 pessoas foram afetadas, em Pracuúba 1.440, e em Calçoene 2.053 foram atingidos e já receberam ajuda humanitária.

Ajuda humanitária

Pracuúba:

  • Colchões: 20
  • kits 1ª infância: 100
  • Kit alimentação: 150
  • Kit Higiene: 100
  • Água mineral: 50 pacotes

Calçoene:

  • Colchões: 100
  • kits 1ª infância: 100
  • Kit alimentação: 250
  • Kit Higiene: 100
  • Água mineral: 250 pacotes

Tartarugalzinho:

  • kits 1ª infância: 150
  • Kit alimentação: 100
     

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!