Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

‘Aproxima o Estado da comunidade e garante expectativa de futuro aos jovens’, destaca governador Clécio Luís no início do Bombeiro Cidadão 2025

Projeto coordenado pelo Corpo de Bombeiros do Amapá oferece atividades para jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo cidadania, disciplina e inclusão no contraturno escolar. 

Por Winicius Tavares
10/05/2025 10h01
Aula inaugural do Bombeiro Cidadão 2025 contou com a presença de autoridades e alunos do projeto

O Governo do Amapá realizou a aula inaugural do projeto Bombeiro Cidadão 2025 nesta sexta-feira, 9. A iniciativa atende mais de 300 alunos, com idades entre 9 e 17 anos, oriundos de escolas públicas. Além do polo em Macapá, as atividades ocorrem em unidades nos municípios de Santana e Oiapoque.  

Coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP), o projeto busca promover cidadania, disciplina e inclusão social por meio de atividades educativas, esportivas e culturais, contribuindo com o desenvolvimento pessoal de jovens em situação de vulnerabilidade social. 

"Esse projeto aproxima o Corpo de Bombeiros da comunidade, cria vínculos e fortalece a confiança. Uma das nossas maiores tarefas é garantir que jovens tenham expectativa de futuro. O Estado precisa oferecer isso, seja na sala de aula ou em iniciativas em que órgãos de segurança dedicam parte do seu tempo e orçamento para cuidar da comunidade, especialmente das crianças", destacou o governador Clécio Luís.

Mais de 300 jovens iniciam as atividades no Projeto Bombeiro Cidadão, que busca promover inclusão social

Durante as aulas, os participantes têm acesso a conteúdos como primeiros socorros, prevenção de acidentes, educação ambiental e civismo, entre outros temas voltados à formação cidadã. O aluno Felipe Santos disse que o projeto o ajudou a superar obstáculos e o motivou a seguir seu sonho de se tornar bombeiro militar. 

Felipe Santos, aluno do Projeto Bombeiro Cidadão

“É um aprendizado que a gente relaciona com o tempo de escola, com cuidado e carinho. Graças ao projeto, estamos quebrando barreiras que nos impediam de seguir no futuro. Já conseguimos ultrapassar várias e realizar sonhos. Fazer parte do Bombeiro Cidadão contribui para nossa socialização, ensina a ter cuidado com a alimentação e traz conhecimento sobre respeito, amor ao próximo e valores importantes para a vida”, falou Felipe. 

O projeto visa ocupar o tempo livre de jovens no contraturno escolar. Há, ainda, a expectativa de expansão dos polos para Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Porto Grande, diante da boa aceitação da comunidade. Além das atividades esportivas, é oferecido um espaço de acolhimento que reforça a cidadania, com ensinamentos sobre cuidado, obediência e convivência — ações alinhadas às atribuições do Corpo de Bombeiros.  

Pelsondré Martins, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar

“Todo mundo conhece os Bombeiros pela missão de combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar. Mas existe uma função social que é tão importante quanto: a integração com a comunidade e a sociedade”, destacou o comandante-geral da corporação, Pelsondré Martins. 

Bombeiro Cidadão 

O Projeto Bombeiro Cidadão é desenvolvido desde 2006, em parceria com órgãos públicos e voluntários, e já atendeu centenas de jovens amapaenses. A iniciativa integra as ações sociais do Governo do Estado, reforçando o compromisso da gestão com a promoção de uma sociedade mais segura e solidária. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Bombeiros