Governo do Amapá integra encontro para elaboração do novo Plano Estadual da Educação
Autoridades e técnicos educacionais debatem alinhamento e metodologias para construção de instrumento em âmbito estadual.

O Governo do Amapá integra, a partir desta terça-fera, 13, o Encontro de Cooperação Técnica promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para a elaboração do novo Plano Estadual da Educação (PEE), que acontece em Macapá. O encontro segue até a sexta-feira, 16, e conta com a participação de coordenadores, técnicos e representantes do setor, que discutem sobre a construção do documento que estabelecerá metas e diretrizes para o sistema de educação estadual na próxima década.
O encontro faz parte de uma agenda nacional da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), que vem sendo desenvolvida desde 2023 em todo o país, com o objetivo de oferecer suporte e alinhamento dos estados e municípios, visando a elaboração de planos que levem em consideração as realidades locais, ao mesmo tempo que estejam em sintonia com o Plano Nacional da Educação (PNE).

“Esse evento é importante para os dois lados. Para o Ministério da Educação, é importante porque a gente precisa conhecer o público com quem trabalhamos. Então, nós estarmos aqui conversando com as pessoas, conhecendo a cidade e a realidade do Amapá. É isso que nos possibilita fazer um trabalho adequado para o nosso público. E, da parte dos estados e municípios, é importante ter o MEC perto também, porque é uma atuação em conjunto e a gente precisa trabalhar em regime de colaboração, de articulação, de diálogo e de compromisso coletivo”, explica a chefe de Gabinete da Sase/MEC, Ana Luiza.
Durante o evento, serão realizadas oficinas de imersão, com o compartilhamento de dados educacionais e metodologias utilizadas para a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) 2025-2035, cujo projeto está em tramitação no Congresso Nacional. O objetivo é fomentar o debate e incentivar a reflexão sobre as necessidades atuais da educação amapaense, além de sanar dúvidas das instituições que compõem o setor no estado.
Com esse encontro, os municípios estarão aptos a elaborar seus planos e, a partir deles, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) do Amapá irá construir o seu instrumento em âmbito estadual. A expectativa é que as propostas sejam construídas e enviadas para aprovação ao longo deste ano. Além de participar da elaboração, o Governo do Estado também atua na execução e monitoramento do plano.

“Nós do Amapá somos compromissados. Então, o plano atual e o próximo vão dar certo sim, com esse compromisso de todos nós, com o apoio do Ministério da Educação, do Governo Federal e com as políticas que são primordiais para a população. Essa perspectiva de união dos entes é o diferencial para que nós possamos realmente cumprir as metas dos planos municipais, estadual e nacional. Nós temos essa possibilidade de discutir a educação que nós queremos no nosso país”, afirma a secretária de Estado da Educação do Amapá, Sandra Casimiro.
Além da Sase/Mec e da Seed, também participam do encontro o presidente e os secretários da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Amapá (Undime/AP), conselheiros municipais da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/AP), e representantes dos fóruns Estadual e municipais da Educação.

“E a pretensão é que esse monitoramento, a partir do diagnóstico que nós vamos começar a fazer, trará outros frutos para nós. Precisamos avançar na nossa educação, não só de criança, não só de jovens, mas de adultos também; precisamos melhorar o suficiente e temos condições de fazer melhor. Então, eu conto com todos vocês, principalmente no apoio para esse trabalho”, diz a coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Amapá, Eunice Cristiane.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!