'Ajuda a desvendar crimes e contribui para investigações', ressalta governador Clécio Luís em entrega de equipamentos à Polícia Civil
Viaturas e armamentos reforçam todas as unidades do estado. Investimento de R$ 8,3 milhões integra a política estadual de combate às facções criminosas.

Em mais uma entrega de novos equipamentos à Polícia Civil nesta terça-feira, 12, o governador do Amapá, Clécio Luís, afirmou que a tecnologia de inteligência fortalece o trabalho desenvolvido por todas as forças de Segurança Pública para combater às facções criminosas com êxito em todo o estado.
A entrega beneficia delegacias de Macapá e de outros municípios do estado. Ao todo, são 40 viaturas, 35 fuzis, 115 computadores e 300 nobreaks. Também há equipamentos de menor potencial ofensivo, como espargidores, projéteis de borracha e granadas lacrimogêneas e de luz, além de 760 coletes, escudos e capacetes balísticos.

"A inteligência é hoje um dos grandes trunfos da nossa segurança pública. Esse é um tipo de investimento que, de certa forma, é invisível, mas que tem um papel fundamental: ajuda a desvendar crimes, contribui para as investigações e para a condução de um bom inquérito e processo. Essa tecnologia é o que vai permitir que o Amapá se coloque à frente do crime organizado, e não atrás, gerando segurança para a nossa população", afirma Clécio Luís.

O investimento total é de R$ 8.385.149,15, provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep) e do Fundo Especial de Reequipamento Policial (Funrespol). Os recursos integram uma estratégia permanente de fortalecimento da segurança pública, que já apresenta resultados concretos em 2024, como a redução de 33,04% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) registrados no estado.

“O objetivo é aprimorar ainda mais o nosso trabalho na linha de frente no combate à criminalidade. Todos os policiais civis serão contemplados, assim como todas as unidades, sejam da capital, especializadas ou do interior. Esses investimentos abrangem todo o estado, para podermos manter uma linha de ação eficiente em cada local onde há uma sede da Polícia Civil”, reforçou o delegado-geral Cezar Vieira.
Com 17 anos de carreira, a delegada Josiane Carvalho afirmou que tem acompanhado os avanços obtidos na área e a transformação no trabalho de investigação. Ela ressaltou que, com os novos equipamentos, os policiais poderão proteger melhor a sociedade e exercer suas funções de forma mais eficiente, garantindo respostas expressivas no combate ao crime.

“Esses equipamentos colocam a Polícia Civil na linha de frente da investigação, em um nível de excelência nacional. São técnicas avançadas que nossos policiais poderão aplicar com ainda mais eficiência. No cumprimento de mandados, nas diligências e no trabalho em local de crime, o policial estará protegido com equipamentos de segurança e armamento de ponta”, disse Josiane.


Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!