Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEITE MATERNO

Hospital da Mulher Mãe Luzia celebra Dia Mundial de Doação de Leite Humano no Amapá

Programação coordenada pelo Banco de Leite Humano reforçou a campanha de arrecadação de frascos de vidro e homenageou mães voluntárias.

Por Karla Marques
19/05/2025 22h09
Ação fortalece a cultura da doação e homenageia quem oferece o alimento mais valioso do mundo: o leite materno

A doação de leite humano é mais do que um simples gesto, é um ato de esperança que alcança as família que tem um bebê prematuro lutando pela vida. Nesta segunda-feira, 19 de maio, Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o Hospital da Mulher Mãe Luzia realizou uma programação especial para homenagear as mães e arrecadar frascos de vidro para a coleta do alimento.

Na recepção da unidade de saúde, o clima era de gratidão, aprendizado e carinho entre profissionais e pacientes. O Banco de Leite Humano (BLH) coordenou as atividades com um divertido jogo de perguntas sobre amamentação, distribuição de brindes e rodas de conversa. Tudo com o propósito de fortalecer a cultura da doação do alimento mais valioso do mundo: o leite materno.

“Essa data é uma oportunidade de reforçar que doar leite é um ato de amor. A cada gota, uma chance de sobrevivência é oferecida a quem mais precisa. Hoje estamos aqui para agradecer, orientar e acolher nossas doadoras e futuras doadoras”, explicou Fadianne Soares, coordenadora do Banco de Leite Humano.

Fadianne Soares, coordenadora do Banco de Leite Humano, e Gisele Mendonça com o filho, que nasceu prematuro

Atualmente, o Amapá conta com cerca de 248 doadoras ativas — 87 externas e 161 internas. São mulheres como Gisele Silva Mendonça, mãe do pequeno Davi Eduardo, que nasceu prematuro e está internado há 14 dias na maternidade Mãe Luzia.

"Meu filho precisou do leite humano quando nasceu. Graças a Deus eu tenho uma boa produção e posso doar para ele, mas sei que muitos bebês aqui não têm essa mesma sorte. Por isso, doar é tão importante. É uma forma de ajudar outras mães e salvar vidas”, contou Gisele, emocionada.

Gisele Silva Mendonça, mãe do pequeno Davi Eduardo, que nasceu prematuro e está internado há 14 dias

Essa generosidade, segundo Fadianne, é fundamental para o funcionamento do Banco de Leite Humano, que depende do apoio das doadoras para garantir o atendimento a bebês em situação delicada, especialmente os prematuros e as gestantes de alto risco.

O BLH também realiza ações educativas nas unidades de saúde para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. Além de campanhas para incentivar novas doadoras e arrecadar frascos de vidro pequenos, que serão utilizados pelas mães que doam leite em casa e as que são atendidas na sala de extração do banco.

Durante a programação, as mães ganharam vários brindes para os bebês

A campanha do BLH está arrecadando potes pequenos de vidro de boca larga e tampa de rosca, como os de azeitona, papinha ou cereja. Estes frascos auxiliam na coleta do leite materno.

Fadianne Soares, coordenadora do Banco de Leite Humano

“Quando as mães fazem a extração em casa, o frasco de vidro é fornecido já esterilizado. A doação dos frascos é um gesto simples, mas de grande importância para o nosso processo de trabalho”, explicou Fadianne, destacando que a iniciativa da utilização dos frascos menores é uma prática que já é realizada em outros estados e agora será adotada também no Amapá.

As doadoras podem deixar os potes na caixa de arrecadação que está disponível na entrada do Hospital da Mulher Mãe Luzia ou entrar em contato diretamente com o Banco de Leite Humano pelo número (96) 98416-4400, que a equipe busca na própria residência.

Piquenique na Samaúma

A semana voltada para a doação de leite humano encerra com um piquenique no próximo sábado, 24, a partir das 16h, na Praça da Samaúma, no bairro Araxá em Macapá. A programação será um momento de confraternização e celebração, e terá massagem, brincadeiras para as crianças, sorteios de brindes, práticas integrativas e uma roda de conversa entre as doadoras e as equipes de saúde.

“As nossas doadoras de leite  sustentam nosso estoque de leite. São as verdadeiras heroínas desse processo, e queremos reconhecer o trabalho de cada uma delas. O piquenique é uma forma de retribuir todo o amor que elas oferecem a esses bebês. Elas fazem a diferença na vida dos nossos pacientes, e por isso merecem todo o nosso carinho e respeito”, afirmou Fadianne.

Serviço

O Banco de Leite Humano está localizado em frente ao Hospital da Mulher Mãe Luzia, na Avenida FAB, nº 1070, edifício Office Center, no Centro de Macapá. Informações pelo número (96) 99161-1950.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde