Programa Barisus: médico explica como novas regras do Conselho de Medicina que amplia recomendação de cirurgia bariátrica
Atualização facilita indicação cirúrgica para mais pacientes e reforça atuação do programa estadual, que já realizou mais de 460 cirurgias com acompanhamento multidisciplinar.

O programa Barisus do Governo do Amapá segue ampliando o acesso ao tratamento cirúrgico da obesidade e de doenças metabólicas. Coordenado pelo Ambulatório de Obesidade e Sobrepeso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o programa já realizou mais de 460 cirurgias bariátricas gratuitas, devolvendo qualidade de vida a centenas de amapaenses.
Com a nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicada neste ano, mais pessoas passam a ser elegíveis para esse tipo de cirurgia, o que reforça a importância e o alcance do programa no estado. Segundo o cirurgião bariátrico e metabólico Vinicius Reis, que integra o Barisus e preside o evento científico Metabólica Amapá, a Resolução CFM nº 2.429/2025 atualiza diretrizes anteriores, de 2015 e 2017, e representa um avanço significativo no tratamento da obesidade.
“A medicina evoluiu, e hoje temos cirurgias mais eficazes, com menor impacto na absorção de nutrientes e mais seguras para os pacientes. O Barisus já atende a todos esses parâmetros e vai incorporar essas novas possibilidades ao seu protocolo. Estamos preparados para acolher esse novo grupo de pacientes com segurança e qualidade", afirma Vinícius Reis.

Entre as principais mudanças nas regras, agora pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 têm indicação automática para cirurgia, mesmo sem comorbidades. Pessoas com índice entre 35 e 40 continuam precisando apresentar doenças associadas. Para pacientes com IMC entre 30 e 35, a cirurgia agora é permitida sem necessidade de decisão judicial, desde que haja doenças como diabetes tipo 2, hipertensão grave, doenças hepáticas ou renais avançadas, entre outras.
Além disso, a idade mínima foi reduzida de 18 para 16 anos (com avaliação e consentimento). Em casos graves, adolescentes a partir de 14 anos também poderão ser operados. Não há mais limite máximo de idade para realizar a cirurgia. O procedimento deve ocorrer em hospitais habilitados para alta complexidade, com UTI e equipe especializada. Outra novidade é a inclusão de novas técnicas cirúrgicas, como o balão intragástrico e procedimentos endoscópicos, além da retirada de métodos considerados obsoletos.
Um dos beneficiados pelas cirurgias é o paciente Ronaldo Pinto, que recentemente passou por um procedimento revisional. “Fiz minha primeira bariátrica há 18 anos. Tive um bom período de qualidade de vida, mas as doenças voltaram e, graças ao Barisus, tive uma nova oportunidade. Hoje estou com 55 dias de operado e já perdi 18kg. Minha vida está voltando ao normal”, relata.

Além da cirurgia, o programa oferece acompanhamento multidisciplinar completo, com endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. O atendimento ocorre no antigo Centro de Reabilitação Pós-Covid, na Rua Odilardo Silva, nº 1303, em Macapá. Para ter acesso, o paciente precisa apresentar encaminhamento médico com o IMC informado e documentos pessoais.
Referência no Amapá
Para Vinícius Reis, o Barisus se consolida como uma das maiores ferramentas de transformação social na área da saúde do Amapá. “São mais de 460 pacientes que deixaram para trás remédios, dores, riscos de infarto, AVC, diabetes descompensado. Hoje eles têm outra perspectiva de vida. A expectativa é que o programa cresça ainda mais com essas novas regras.”
O evento Metabólica Amapá, realizado anualmente há mais de sete anos, contribuiu para consolidar o conhecimento e a prática cirúrgica no estado. Muitas das técnicas utilizadas no evento agora passam a ser oficialmente reconhecidas pela nova norma do CFM.
“Com o apoio do Governo do Estado, conseguimos entregar uma medicina moderna, com profissionais experientes e comprometidos. O Barisus é uma porta aberta para a sociedade amapaense no combate à obesidade”, conclui o cirurgião.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!