Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUCESSOS COMERCIAIS

Inova Amazônia Summit: com incentivo e conexão de histórias, Carlinhos Brown encerra no Amapá o maior evento de bioeconomia do Norte

Embaixador do Marabaixo no Amapá, Brown contou sua trajetória inspiradora e deixou palavras de incentivo aos empreendedores e investidores presentes.

Por Bianck Bastos
24/05/2025 11h30
O cantor, compositor brasileiro e embaixador do Marabaixo no Amapá encerrou a programação que exaltou bioeconomia da Amazônia

O Inova Amazônia Summit Amapá 2025 possibilitou que empresas amapaenses entrassem na rota de conexões comerciais por meio da inovação, tecnologia e sustentabilidade. Nesta sexta-feira, 23, o evento pré-COP30, realizado pelo Governo do Amapá e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae-AP), encerrou em Macapá com show e palestra gratuita do cantor e compositor baiano Carlinhos Brown.

Brown, embaixador do Marabaixo, a maior expressão cultural afro-amapaense de dança e música, subiu ao palco cantando um dos seus maiores sucessos, ‘Vilarejo’, letra composta ao lado dos amigos da banda Tribalistas, Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Em seguida, o artista contou partes da própria trajetória artística e desafios que atualmente servem de inspiração a milhares de pessoas, e aproveitou para deixar palavras de incentivo aos empreendedores e investidores presentes no evento.

Carlinhos chamou cantora amapaense Patrícia Bastos para compor o show gratuito

“Essas iniciativas empreendedoras podem transformar vidas. É desafiador passar por situações, mas tem que manter sua curiosidade, porque empreender é a capacidade e a coragem de fazer, e isso foi importante para minha música. Encontros como esses demonstram a potencialidade de líderes que estão sendo formados, porque cada um de vocês vai trazer um novo caminho a um plantador de cacau, um pescador, a todas as profissões, porque são importantes”, reforçou o artista.

Para fechar a programação com o símbolo da cultura amapaense, Carlinhos Brown, ao lado da cantora da Amazônia, Patrícia Bastos, encerraram a noite com música e dança do Marabaixo. 

A iniciativa, que reuniu mais de 110 startups com soluções inovadoras e sustentáveis, também contou com a presença do CEO do Rock in Rio, Luis Justo, que apresentou aos bastidores da sustentabilidade as ações que fez para transformar o festival em referência global.

Palestra do CEO do Rock in Rio, Luis Justo

Em cada stand de negócios, o sorriso foi nítido em quem fez sucesso nas vendas e fechou parcerias com parceiros da região. Além do Amapá, as exposições contaram com representantes dos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão), e de Mato Grosso do Sul, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Tayla Trindade fez sucesso nas vendas dos biocosméticos

“Minha startup é de biocosméticos feitos a partir da biodiversidade maranhense. Estar aqui foi sensacional, fiz várias conexões, como uma parceria com a Embrapii, e vamos conseguir financiamento para desenvolver fórmulas e uma terceirização mais em conta do produto. É ótimo sempre estar se conectando em outros estados, mostrando o que o Maranhão tem de melhor. Além disso, esse evento nos proporcionou todo suporte com todos os cuidados, vi a preocupação em como isso foi gestado, fiquei muito satisfeita”, comemorou a maranhense engenheira em Meio Ambiente Tayla Trindade, de 34 anos, CEO da Duna Beleza Natural.

Diante de resultados positivos com parcerias comerciais e vendas de sucesso, ao encerrar o evento, o Sebrae fez uma breve apresentação do lançamento do próximo projeto sobre bioeconomia criativa, que envolve as festas populares, turismo criativo, gastronomia regional, moda autoral, jogos digitais, artesanato, artes cênicas e música.

Inova Amazônia Summit Amapá 2025

O Inova Amazônia Summit buscou transformar a percepção sobre a Amazônia e o rico patrimônio de biodiversidade. Reunindo painéis temáticos, pitchs, exposição de indicações geográficas, rodadas de negócios, mostra de bioeconomia e apresentações culturais. O encontro promoveu um ambiente propício para a troca de ideias, compartilhamento de experiências e o estímulo à geração de negócios sustentáveis.

O evento foi realizado pelo Governo do Amapá e Sebrae, com apoio dos parceiros: Conselho Nacional das Fundações de Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Grupo CEA Equatorial, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Grupo Rede Amazônica e Fundação Rede Amazônica, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi e Senai Amapá), Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Sebrae Play, Mariza Alimentos, Lan Telecom, Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Comunidade Tucuju Valley e Instituto Amazônia +21.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!