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UPA Zona Sul celebra um ano sob gestão da Fundação de Saúde Amapaense com 69 mil atendimentos e assistência humanizada

Unidade se consolida como referência em urgência e emergência, e reforça papel fundamental dos serviços de média e baixa complexidade das Unidades Básicas de Saúde.

Por Redação
03/06/2025 14h30
Dados foram coletados conforme levantamento baseado no protocolo de classificação de risco

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Gilson Rocha, localizada na Zona Sul de Macapá, completa um ano sob a administração da Fundação de Saúde Amapaense. Desde maio de 2024, a unidade passou a integrar a rede estadual gerida pela Fundação, que também abrange o Anexo do Hospital de Emergência (HE), a Unidade Estadual de Internação (UEI) e o Hospital Regional de Porto Grande.

Nesse período, entre maio de 2024 e abril de 2025, a UPA Zona Sul registrou 69.305 atendimentos, conforme levantamento baseado no protocolo de classificação de risco. A maior parte dos atendimentos se concentrou nas categorias amarela e verde, que indicam média e baixa complexidade.

Classificação e número dos atendimentos:

  • Verde (baixa complexidade): 41.306
  • Amarela (média complexidade): 25.522
  • Laranja (alta complexidade): 949
  • Vermelha (casos críticos): 379
  • Azul (não urgentes): 149
Unidade alia estrutura, humanização, cuidado, inovação e valor em saúde

A Fundação reforça a importância da Atenção Básica — realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) — como a porta de entrada ideal do Sistema Único de Saúde (SUS) para casos de baixa complexidade (verde e azul), garantindo cuidado contínuo e desafogando as unidades de urgência.

“Orientar a população sobre o uso adequado dos serviços é fundamental para evitar a sobrecarga das UPAs e emergências hospitalares, que devem priorizar os casos de urgência e emergência”, destacou Bruno Palha, gerente administrativo da unidade.

Estrutura e funcionamento 

Classificada como unidade de médio porte, a UPA Zona Sul conta com leitos de observação — sendo 8 para adultos, 4 infantis e 1 leito de isolamento — e oferece atendimentos médicos 24 horas nas áreas de urgência e emergência, tanto para adultos quanto para o público infantil. A unidade dispõe de consultórios, salas de hidratação e medicação, sala amarela (casos moderados) e sala vermelha (casos críticos), além de núcleo de regulação, farmácia, laboratório e outros setores de apoio.

Em um ano, a maior parte dos atendimentos se concentrou nas categorias amarela e verde

A estrutura permite a realização de exames laboratoriais, raio-X, eletrocardiograma, além de consultas e suporte para sintomas como febre alta, falta de ar, dores no peito e cólicas renais.

Inaugurada em 18 de maio de 2018, no bairro Jardim Marco Zero, a unidade adotou, em 2024, um novo modelo de gestão mais moderno, humanizado e implementado pelo Governo do Amapá.

Avanços e desafios 

O gerente administrativo da unidade, Bruno Palha, ressalta que o trabalho da gestão tem sido focado no reforço à qualidade da assistência, oferecendo serviços mais qualificados, aliando estrutura, humanização, cuidado, inovação e valor em saúde. Segundo ele, o número de atendimentos médicos registrados evidencia uma alta demanda pelos serviços públicos de saúde, muitos dos quais poderiam ser resolvidos nas UBSs.

Gerente administrativo da unidade, Bruno Palha

“É comum que pacientes com quadros leves procurem a nossa UPA, até por conta da localização estratégica, por estar perto de tudo e também porque sabem que serão bem atendidos. Mas esses casos acabam comprometendo o tempo de resposta para as ocorrências realmente urgentes. Nosso desafio é acolher a todos com qualidade, mas também reforçar a orientação à população sobre o papel das UBSs no sistema de saúde”, explica Bruno Palha.

A presidente da Fundação de Saúde, Gisela Cezimbra, ressalta que o primeiro ano de gestão é motivo de celebração pelos avanços alcançados.

Presidente da Fundação de Saúde, Gisela Cezimbra

“Um ano à frente da gestão da UPA Zona Sul é mais do que comemorar uma data. É celebrar conquistas, desafios superados e, acima de tudo, vidas cuidadas. Assumimos essa missão com a responsabilidade de oferecer um atendimento mais humanizado, eficiente e acolhedor. Durante esse tempo, buscamos reestruturar processos, qualificar a equipe, investir em melhorias e fortalecer os fluxos, sempre com o propósito de fazer a diferença na vida dos pacientes. Seguimos firmes no compromisso de cuidar e acolher, garantindo o direito à saúde com qualidade, ética e muito trabalho”, afirmou Gisela Cezimbra.

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ÁREA: Saúde