Mais de 2,6 mil crianças do 2º ano do fundamental das escolas estaduais do Amapá já estão lendo
Índice foi apontado pela primeira etapa da Avaliação Diagnóstica de Fluência em Leitura de 2025, realizada em todo o estado.

O Governo do Amapá celebra o resultado da primeira etapa da Avaliação Diagnóstica de Fluência em Leitura de 2025, realizada entre 17 e 28 de março em toda a rede pública de ensino do estado, a qual apontou que 2.615 crianças do 2º ano do ensino fundamental já conseguem ler, isso representa 22% dos alunos nesta etapa.
A pesquisa indicou ainda que 9.313 crianças, ou 78% dos estudantes do 2º ano, já estão em fase de pré-leitura, categoria dividida em 4 níveis, de acordo com a fluência das crianças. Foi registrado um aumento de 23% no número de alunos no nível 4, o que significa que eles já conseguem ler palavras e frases menos complexas.
A avaliação de fluência em leitura é aplicada três vezes ao ano (início, meio e fim do ano letivo) para alunos do 2º ano, com o objetivo de acompanhar o aprendizado e subsidiar estratégias que garantam a alfabetização na idade certa. A iniciativa faz parte do programa Criança Alfabetizada, realizado em regime de colaboração junto aos 16 municípios.
De acordo com a gerente-geral do Criança Alfabetizada, Débora Vale, esse acompanhamento direto junto às crianças é essencial para o sucesso das políticas públicas educacionais. Esse trabalho colaborativo está em andamento desde 2019, identificando as principais dificuldades dos alunos e escolas e trabalhando com soluções específicas para cada caso.
"Esse fomento à política de alfabetização dos municípios, através do regime de colaboração, tem como objetivo a melhoria do ensino de nossas crianças, bem como a garantia da alfabetização na idade correta, aos 7 anos, no 2° ano do ensino fundamental", ressalta Débora.

O programa Criança Alfabetizada também oferece formação continuada para os professores, ajudando na criação de estratégias para melhora no ensino e na aprendizagem das crianças amapaenses. Ao todo, mais de 80 bolsistas foram contratados pelo estado para atuar como formadores nos municípios, levando novas técnicas de alfabetização para os profissionais da educação.
Além da avaliação de leitura para o 2º ano, o estado também realiza avaliações com os alunos do 1º e 3º ano do ensino fundamental, também três vezes ao ano. E em novembro, acontece o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (SisPAEAP), que usa uma prova objetiva para verificar o aprendizado em língua portuguesa e matemática.
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