Arraiá do Povo 2025: Egito Antigo e sátira do filme 'As Branquelas' fazem o chão tremer na final do 16º Arraiá No Meio Do Mundo
As Piranhas dos Matutos e Piriguetes dos Matutos foram as primeiras a agitarem a arena da Cidade Junina do Governo do Amapá nesta segunda-feira, 30.

As pisadas fortes anunciavam: as quadrilhas de matutos tomaram conta do Arraiá do Povo 2025. Com energia contagiante e uma torcida animada, as quadrilhas tradicionais As Piranhas dos Matutos e Piriguetes dos Matutos abriram a quarta noite de apresentações na Cidade Junina, no Corpo de Bombeiros Militar da Zona Norte, em Macapá.
Competindo pelo título do 16º Arraiá No Meio Do Mundo, 12 grupos juninos se apresentam nesta segunda-feira, 30, durante a iniciativa do Governo do Amapá. Até 2 de julho, 36 grupos buscam a vitória.
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis noites de evento gratuito. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.


As Piranhas dos Matutos, formada por 68 brincantes e 34 pares, encantou o público com a proposta temática “Faraós e Caipiras – uma Aventura no Egito Junino", que misturou a cultura popular com a grandiosidade do Antigo Egito. Vestidos com trajes que mesclavam chapéus de palha e adornos de faraós, os dançarinos transformaram o arraial em um verdadeiro espetáculo de cores e criatividade.

A narrativa da apresentação levou o público a uma viagem no tempo, onde caipiras encontraram múmias e o casal de miss e mister caipira se transformaram em Cleópatra e Júlio César, numa divertida reinvenção da história.
A plateia, que lotou as arquibancadas, acompanhou animada os passos marcados e as coreografias que incluíram referências à mitologia egípcia. O enredo também não deixou de lado o humor típico das quadrilhas, com casamentos caipiras no estilo Ramsés e Nefertiti do Sertão.

A segunda quadrilha a se apresentar foi o Instituto Cultural Piriguetes dos Matutos, que levou a proposta temática: “As Branquelas na zoeira se disfarçam para pegar as trapaceiras”.
A apresentação foi uma homenagem hilária ao filme “As Branquelas”. Os 34 pares da agremiação desfilaram vestidos de branco, transformando a arena em uma autêntica “festa branca" caipira, cheia de referências ao longa e muito humor.


Com 16 anos de tradição no bairro Pacoval, em Macapá, a quadrilha recriou cenas icônicas da comédia, como a épica batalha de dança entre as Irmãs Wilson e Wandergeld.
Com direito a fugas desengonçadas e trocas de identidade, os componentes caracterizados como os agentes Kevin e Marcus Copeland, roubaram a cena ao se passarem pelas irmãs Brittany e Tiffany, em busca das "trapaceiras" do arraial.
O público não segurou o riso com os figurinos. Os trajes brancos reluzentes e perucas loiras completaram o visual da quadrilha. A apresentação mostrou que a Piriguetes dos Matutos mantém seu DNA humorístico, mesclando cultura pop e tradição junina com muita dança e tradição.

Confira os horários das apresentações desta segunda-feira, 30:
16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)
Programação com 45 minutos de atraso.
- 19h - As Piranhas dos Matutos
- 19h45 - As Piriguetes dos Matutos
- 20h30 - Os Bagunçado dos Matutos
- 21h15 - Explosão do Tempo
- 22h - Explosão Junina - PG
- 22h45 - Gaviões do Norte - STN
- 23h30 - Império Amapaense
- 00h15 - Reino de São João
- 01h - Revelação
- 01h45 - Simpatia da Juventude
- 02h30 - Sorriso Cristalino
- 03h15 - Encanto Junino
Confira a transmissão AO VIVO:
Ver essa foto no Instagram
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
16º Arraiá no Meio do Mundo
Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.
A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!