Arraiá do Povo 2025: Explosão Junina e Gaviões do Norte encantam o público com coreografias inovadoras no 16º Arraiá No Meio Do Mundo
Os grupos, dos municípios de Porto Grande e Santana, participam da final que acontece de 30 de junho a 2 de julho, na arena da Cidade Junina do Governo do Amapá.

A Explosão Junina e a Gaviões do Norte, com muita ousadia e criatividade, deram início às apresentações das quadrilhas estilizadas e encantaram o público nesta noite de segunda-feira, 30, durante o Arraiá do Povo 2025, na Zona Norte de Macapá.
São 36 grupos em busca da vitória do título do 16º Arraiá no Meio do Mundo, competição que segue até 2 de julho. Nesta noite, 12 quadrilhas juninas se apresentam durante a iniciativa do Governo do Amapá.
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis noites de evento gratuito. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
Bagunçados dos Matutos e Explosão do Tempo emocionam público no 16º Arraiá No Meio Do Mundo


Com o tema "Nos trilhos muitas histórias, no apito a emoção, em cada vagão vem a Explosão te encantar nesse São João", a quadrilha Explosão Junina, do município de Porto Grande, apresentou homenagem à estrada de ferro do Amapá, resgatando sua história, importância cultural e econômica no estado.

Com uma coreografia assinada pelos coreógrafos: Lucas Nobre, Fabíola Almeida e Ander Silva, que também preside o grupo, os 17 pares transportaram o público para um passeio lúdico pela capital do meio do mundo.
“Nós já atuamos há 26 anos com o compromisso de emocionar e preservar a cultura junina. Cada ano é um desafio e uma emoção nova para todos nós”, destacou Lucas Nascimento, presidente da Explosão Junina.

O grupo junino Gaviões do Norte, do município de Santana, foi o sexto a entrar no palco e também agradou o público, que mais uma vez lotou as arquibancadas para acompanhar a competição dos quadrilheiros.

Os 35 participantes, com passos ensaiados e performances inovadoras, levaram a temática "Eu sou nuvem passageira, mas eu quero mesmo é brincar o São João" ao centro da arena.
“Esse é o resultado de meses de preparação, pesquisa e muito ensaio. São 18 anos de história, e a cada apresentação buscamos entregar o nosso melhor”, afirmou Renan Benjamin, presidente da quadrilha Gaviões do Norte.
A criatividade, tanto nos trajes quanto nas coreografias das duas quadrilhas, impressionou quem estava prestigiando o evento, que, além de promover entretenimento e lazer, também gera oportunidades de emprego e renda, celebrando a tradicional festa junina.
Confira os horários das apresentações desta segunda-feira, 30:
16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)
Programação com 45 minutos de atraso.
- 19h - As Piranhas dos Matutos
- 19h45 - As Piriguetes dos Matutos
- 20h30 - Os Bagunçado dos Matutos
- 21h15 - Explosão do Tempo
- 22h - Explosão Junina - PG
- 22h45 - Gaviões do Norte - STN
- 23h30 - Império Amapaense
- 00h15 - Reino de São João
- 01h - Revelação
- 01h45 - Simpatia da Juventude
- 02h30 - Sorriso Cristalino
- 03h15 - Encanto Junino
Confira a transmissão AO VIVO:
Ver essa foto no Instagram
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
16º Arraiá no Meio do Mundo
Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.
A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!