Governo do Amapá recebe Ministério da Educação e apresenta políticas implementadas para garantir alfabetização na idade certa
Escola Estadual Araçary Corrêa Alves trouxe experiências bem-sucedidas do Programa Criança Alfabetizada.

Na manhã da última sexta-feira, 27, o Governo do Amapá recebeu a visita da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, para uma agenda técnica na Escola Estadual Araçary Corrêa Alves, em Macapá. A atividade integrou o conjunto de ações do programa Criança Alfabetizada e teve como objetivo apresentar as estratégias implementadas na rede estadual para garantir a alfabetização das crianças na idade certa.
Durante a programação, a comitiva acompanhou de perto o trabalho pedagógico desenvolvido com as turmas do 1º e 2º ano, interagiu com os estudantes e conheceu as práticas adotadas pela equipe gestora da escola, que se destaca no acompanhamento do processo de aprendizagem e na aplicação das metodologias do programa. O momento foi também uma oportunidade para as crianças apresentarem o que já aprenderam na leitura e na escrita.

A visita técnica aconteceu um dia após a apresentação do primeiro balanço semestral do Programa Criança Alfabetizada de 2025, que mostrou avanços históricos nos índices de leitura entre os alunos do 2º ano do ensino fundamental. Os dados revelaram que o Amapá alcançou o maior Índice de Fluência Leitora (IFL) da sua série histórica, atingindo a marca de 3,6 resultado que representa um salto qualitativo no processo de alfabetização em todo o estado.

A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, ressaltou que o momento simboliza o fortalecimento do regime de colaboração com os municípios. Ela também destacou o papel da Escola Araçary Corrêa Alves no cenário educacional do estado.
“O Governo do Estado tem desenvolvido diversas ações voltadas para a alfabetização, como a cessão de servidores, distribuição de material didático, formação continuada de professores e pagamento de bolsas. E a Escola Araçary é um exemplo desse esforço coletivo. Aqui, vemos um trabalho sério, comprometido com os nossos alunos. Foi muito especial poder vivenciar essa experiência com as crianças e professores que fazem parte dessa construção diária”, enfatizou Sandra.
Para a secretária de Educação Básica do MEC, o trabalho desenvolvido no Amapá é uma referência para o país. Ela também elogiou a atuação da equipe pedagógica da escola visitada.

“O estado está melhorando seus índices nos últimos anos. Faltou muito pouco para bater a meta, mas cresceu 5,5%. A Escola Araçary mostra que, com compromisso, é possível transformar realidades. Ainda temos municípios que precisam avançar, mas outros já são uma inspiração nacional na alfabetização das crianças, como vimos aqui hoje”, afirmou Kátia Schweickardt.
Programa Criança Alfabetizada
Implantado em 2019, o Programa Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Governo do Estado desenvolvida em regime de colaboração com os municípios. A política pública oferece formação continuada, materiais pedagógicos, bolsas para coordenadores e professores, além de acompanhamento pedagógico constante às escolas. Em 2025, o programa alcançou mais de 11 mil estudantes avaliados na rede pública.
Com o apoio técnico e institucional do MEC, o Amapá segue expandindo ações que fortalecem o processo de alfabetização desde os anos iniciais da educação básica.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!