Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO DOURADO

Profissionais da saúde do Amapá recebem orientações sobre alimentos para lactentes e crianças e uso de bicos artificiais

Capacitação integra a Semana Mundial do Aleitamento Materno que faz parte do Agosto Dourado, mês que reforça a importância de proteger e incentivar a amamentação.

Por Roberta Corrêa
13/08/2025 17h40
Profissionais de saúde receberam orientações sobre a NBCAL durante a programação da Semana do Aleitamento Materno

O Governo do Amapá está qualificando os profissionais de saúde sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). A legislação estabelece regras para a promoção e rotulagem de produtos destinados a bebês e crianças pequenas com o objetivo de proteger e incentivar a amamentação.

A oficina foi realizada na terça-feira, 12, na Faculdade Estácio, e integra as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação. Na tarde desta quarta-feira, 13, está ocorrendo a Oficina de Aconselhamento em Amamentação,

O treinamento foi direcionado a profissionais que atuam diretamente com o aleitamento materno nas unidades de saúde, reforçando informações sobre os malefícios dos bicos artificiais e os benefícios da amamentação para mãe e bebê. Entre as consequências negativas citadas estão problemas na pega e sucção, no desenvolvimento bucal e na respiração, além do desmame precoce, que compromete a nutrição saudável dos bebês.

Darcineyde Dias, responsável técnica pelo Aleitamento Materno da Sesa

Já os benefícios do aleitamento materno incluem nutrição ideal, fortalecimento do sistema imunológico, menor risco de doenças e fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho, essa troca de conhecimento foi feita por meio de dinâmicas em grupo, durante o treinamento. 

“Mais uma ação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a oficina sobre a NBCAL é uma norma muito importante que precisa ser trabalhada e discutida na prática para a proteção das nossas crianças”, explicou Darcineyde Dias, responsável técnica pelo Aleitamento Materno da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Dinâmica para troca de conhecimentos entre os participantes

Para Silvia Simone Pereira, técnica de laboratório do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia, a capacitação reforça o trabalho realizado nas unidades de saúde.

Silvia Simone Pereira, técnica de laboratório do Banco de Leite Humano do Amapá

“Esse momento é muito importante, pois nos permite aprimorar o conhecimento sobre aleitamento materno e melhorar a prática no dia a dia”, destacou.

Maria Balbina Picanço, responsável técnica de Alimentação e Nutrição da Sesa lembrou que o Agosto Dourado adota a cor por representar riqueza, fartura, abundância e bem-estar — significados que também simbolizam o leite materno, considerado o ouro da alimentação.

Maria Balbina Picanço, responsável técnica de Alimentação e Nutrição da Sesa

“O Agosto Dourado é sobre defender e divulgar para a comunidade que o aleitamento materno é fundamental para mães, filhos e famílias. É um ato de amor e saúde que precisa ser valorizado”, reforçou.

A atividade integra a campanha Agosto Dourado, que no primeiro dia do mês já marcou a programação com uma blitz educativa simultânea em três unidades de saúde estaduais. Como parte das ações, o Governo do Estado também trabalha a criação  Comitê Estadual de Amamentação e Alimentação Complementar Saudável, uma proposta para consolidar uma política pública efetiva de apoio à amamentação e à alimentação adequada nos primeiros anos de vida.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde