Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE INFANTIL

Governo do Amapá adere a projeto do Ministério da Saúde para diagnóstico e tratamento de crianças com cardiopatias congênitas

Consultores fizeram visitas ao Hospital da Mulher Mãe Luzia e Hospital da Criança e do Adolescente para traçar diagnóstico e avaliar a estrutura existente para a implementação da iniciativa.

Por Júnior Nery
13/08/2025 15h13
Encontro visou traçar um diagnóstico da RAS para fortalecer a assistência a crianças com cardiopatias congênitas

O Governo do Amapá está ampliando a assistência especializada às crianças com problemas cardíacos no estado com adesão ao projeto “Fortalecimento do Diagnóstico Precoce e da Assistência às Crianças com Cardiopatia Congênita no Brasil" coordenador pelo Ministério da Saúde (MS) e Hospital Moinhos de Vento do Rio Grande do Sul.

Na terça-feira, 12, consultores do MS estiveram no Amapá para conhecer de perto a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e avaliar a estrutura existente para a implementação da iniciativa. A equipe visitou o Hospital da Mulher Maternidade Mãe Luzia (HMML) e o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá, unidades que devem se tornar polos estratégicos.

O encontro de alinhamento foi realizado no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reunindo gestores e técnicos de áreas estratégicas para apresentar dados e informações que ajudarão os consultores a concluir o diagnóstico da realidade local, que garantirá maior bem-estar às crianças que sofrem com essa anomalia no coração. 

Avanço para a saúde das crianças

Sandra Eliza, coordenadora de Políticas de Atenção à Saúde

Para a coordenadora de Políticas de Atenção à Saúde da Sesa, Sandra Eliza, a presença dos consultores representa um avanço decisivo.

“Essa avaliação nos aproxima de um momento histórico para a saúde infantil no Amapá. Com a implantação do projeto, teremos mais agilidade no diagnóstico e mais qualidade no tratamento, o que significa salvar vidas e oferecer esperança a muitas famílias. Nossa expectativa é que os primeiros resultados práticos comecem a ser percebidos ainda este ano”, destacou.

A responsável técnica pela Saúde da Criança da Sesa, Rozilene Valadares, explicou que esta etapa inicial é fundamental para ajustar a rede de atendimento.

Roxilene Valadares, responsável técnica pela Saúde da Criança da Sesa

“O primeiro passo é a visita para fazer esse diagnóstico e conhecer o cenário. Hoje, o estado já indicou a Maternidade Mãe Luzia como referência e o HCA como hospital complementar. Ambos responderam a instrumentos enviados pelos consultores, o que nos ajudará a fechar o diagnóstico. Já temos a anuência formalizada da Sesa, então acredito que não vamos demorar para iniciar. Poderemos afirmar que o Amapá conta com essa parceria, garantindo uma assistência mais qualificada e robusta, o que também contribuirá para reduzir a mortalidade infantil”, ressaltou.

Fortalecendo o diagnóstico e tratamento

O projeto, que segue até dezembro de 2026, atua no fortalecimento da rede de diagnóstico e tratamento de cardiopatias congênitas em todo o país. A iniciativa prevê capacitação de equipes, uso de protocolos clínicos atualizados e integração entre os serviços de saúde para assegurar que crianças com essa condição recebam atendimento ágil e adequado, desde o nascimento até o acompanhamento especializado.

A iniciativa integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que promove projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde